Trumpf lança tecnologias que tornam produção metálica mais produtiva

Lançamentos da TRUMPF também proporcionam processos mais sustentáveis.

Líder mundial em processamento de chapas metálicas, a TRUMPF apresentou soluções para reduzir o consumo de materiais e de energia, expandiu o portfólio de máquinas de entrada com a TruBend série 1000, lançou o Multigripper para célula de dobra automatizada e elevou a potência da TruLaser 5000 para surpreendentes 24 kW, triplicando a velocidade de corte 

Essas novidades foram mostradas na EuroBLECH (maior exposição comercial da indústria de processamento de chapas do mundo, que aconteceu em outubro, em Hanover, na Alemanha) e têm o objetivo de tornar o processamento de chapas metálicas mais simples, mais produtivo e sustentável. 

Entre os destaques, a empresa fez o lançamento do novo “Eco Cooler”, sistema de refrigeração para máquinas de corte a laser que reduz em 80% o consumo de energia de resfriamento, além de dispensar o uso de aditivos químicos. Ao oferecer métodos de processamento de chapas metálicas mais sustentáveis e com menor emissão de carbono, a TRUMPF ajuda as empresas a lutarem de forma mais eficaz contra as mudanças climáticas e reduzirem o custo de materiais e fabricação. 

Outra novidade apresentada na EuroBLECH foi o novo módulo do Oseon - software de planejamento e controle de produção, que é capaz de identificar e reduzir atividades de baixa produtividade nos processos produtivos. Os visitantes do estande também puderam saber mais sobre a Smart Factory Consulting GmbH, subsidiária integral criada pela TRUMPF para ajudar as empresas a otimizar seus processos por meio da digitalização.

TRUMPF expande portfólio de máquinas de entrada com TruBend série 1000

Para quem está iniciando no mercado de dobra, a TRUMPF apresentou a nova TruBend série 1000. A máquina possui as mesmas funções das outras séries TruBend, porém com menos opcionais, o que a torna mais acessível como máquina de entrada no segmento. A nova TruBend 1000 inclui a versão demo do software de programação TecZone Bend, que é capaz de planificar desenhos 3D já utilizando as informações das ferramentas disponíveis criando um modelo real, além de executar o programa de dobra. Ela pode ser programada a partir do comando da máquina ou do escritório em plena operação, aumentando ainda mais a produtividade.

Novo Multigripper aumenta produtividade para os processos de dobra 

Outra inovação apresentada é o novo Multgripper, substancialmente mais rápido e fácil de configurar. Instalado no braço robótico do BendMaster, o novo multigripper oferece manuseio de peças dentro da célula de dobra de forma eficiente e versátil. Apresenta uma articulação que gira 180 graus, permitindo que o Multigripper vire as peças sem ter que colocá-las no chão. É ideal para empresas que possuem uma célula de dobra e buscam aumentar ainda mais a sua produtividade.

TruLaser série 5000 agora com a opção de 24 kW de potência 

Na linha de corte a laser, a TRUMPF lançou a TruLaser série 5000 equipada com o novo laser TruDisk 24001, com potência de 24 kW, capaz de processar chapas metálica até três vezes mais rápido. Dependendo do material e da aplicação, a TruLaser série 5000 atualizada pode processar até 80% mais chapas de metal por hora. Além disso, a TruLaser série 5000 de 24kW é capaz de cortar aço-carbono com espessura de até 20 milímetros usando nitrogênio como gás de corte, mantendo a face livre de oxido. Isso elimina a necessidade do retrabalho que surge quando o oxigênio é usado, permitindo aumentar a produtividade. Ao mesmo tempo, o aumento da potência do laser melhora a qualidade das peças cortadas, especialmente para espessuras de chapas médias e altas.