Cápsula Orion, da Nasa, realiza primeira missão da Artemis a caminho da Lua com sucesso

Foram cinco dias de missão até a aproximação máxima da Orion com a Lua.

A cápsula Orion, da missão Artemis 1, realizou na última semana o seu primeiro sobrevoo lunar conforme os planos da NASA. De acordo com a publicação da Superinteressante, a espaçonave ficou a apenas 130 quilômetros de distância da superfície lunar e agora entrará em órbita maior para seguir sua missão de 26 dias.

Foram cinco dias de missão até a aproximação máxima da Orion com a Lua, que ocorreu assim que o módulo de serviço da cápsula disparou seu propulsor principal.

Esta foi a primeira das quatro manobras a serem realizadas, e tudo aconteceu quando a Orion estava, da nossa perspectiva, atrás da Lua. Durante este período, a espaçonave perdeu o contato com o controle da missão aqui na Terra, no entanto, quando a comunicação voltou, enviou uma imagem do nosso planeta sob a perspectiva da espaçonave.

A comunicação é realizada por meio do Deep Space Network, uma rede internacional de antenas que mantém contato com espaçonaves diversas.

 A Artemis 1, é uma missão não tripulada que tem como objetivo testar o desempenho da espaçonave antes das outras missões do programa da Nasa, que deve levar quatro astronautas à órbita do satélite em 2024 e, anos depois, à superfície lunar.

Agora, o propulsor do módulo de serviço da Orion vai impulsioná-la novamente, desta vez para colocá-la em uma órbita retrógrada distante da Lua. Assim, na semana que vem, a espaçonave ficará a mais de 430 mil quilômetros de distância da Terra, o que será um recorde já que, em 1970, a Apollo 13, chegou a quase 400 mil km.