Volkswagen investe em centro de pesquisa com foco em tecnologias para redução de CO2, em SP

Centro de pesquisa e desenvolvimento abrange projetos e tecnologias que irão contribuir com a descarbonização do setor automotivo.

A Volkswagen do Brasil inaugurou a unidade de pesquisa e desenvolvimento nomeada Way to Zero Center, que está instalada dentro da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O centro irá abranger projetos e tecnologias que contribuem para a descarbonização na região América do Sul e que podem ser exportadas para outros mercados. O nome homônimo escolhido remete à própria estratégia global da empresa de neutralização de carbono até 2050.

“A descarbonização é um dos pilares mais importantes da estratégia da Volkswagen mundialmente e a empresa tem como objetivo ser neutra em carbono até 2050. Sediar na América do Sul o Way to Zero Center é motivo de muita satisfação e também um grande desafio. O trabalho que será desenvolvido pelo time local e as parcerias já estabelecidas farão do Way to Zero Center uma referência do Grupo Volkswagen no desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2”, destaca Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen na América do Sul.

A equipe do Way to Zero Center terá como foco verificar onde tecnologias locais que contribuem para a redução de CO2 podem ser utilizadas, suportando sua implementação em mercados como por exemplo: Índia, América Latina, Ásia e África; avaliar qual tecnologia tem o melhor impacto ambiental e social, bem como sua viabilidade.

"Almejamos ser um parceiro-chave do Grupo Volkswagen para estratégias e projetos sustentáveis em mercados emergentes por meio de geração, gestão e intercâmbio de conhecimento sobre tecnologias de baixo carbono e aspectos relacionados à sustentabilidade”, explica Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil e vice-presidente de Finanças e Estratégia de TI da Volkswagen para a Região América do Sul.

“Vamos ter uma equipe com competências multidisciplinares e com foco em inovação para identificar se esses potenciais mercados podem utilizar, por exemplo, os biocombustíveis; selecionar materiais com menor emissão de CO2; considerar o ciclo de vida total de nossos produtos, com a metodologia do berço ao túmulo, fazendo a gestão dessas emissões e processos”, detalha Matthias Michniacki, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto & Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.


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O Way to Zero Center já conta desde o início com parcerias firmadas ou em fase de assinatura com 10 universidades locais, como Unicamp, USP e UFABC; bem como sete empresas como Raízen, Shell e Bosch. O objetivo dessas parcerias é a pesquisa de tecnologias que possam aumentar a eficiência energética e incentivar o uso de fontes de energia de baixo carbono. Outros projetos estão em discussão, buscando por exemplo avaliar e melhorar a reciclabilidade dos materiais, sempre focando a neutralidade de carbono durante o ciclo de vida dos veículos da marca, desde sua manufatura até o seu descomissionamento.