Facens e ROMI firmam parceria para novos maquinários

Evento marca lançamento do novo espaço em laboratório de inovação do Centro Universitário.

No dia 18 de novembro, o Centro Universitário Facens inaugurou um espaço para maquinários da ROMI, no LINCE (Laboratório de Inovações e Competições Estudantis). O evento, que reuniu lideranças da Facens, IP Facens, ROMI e Stellantis é um marco na história e desenvolvimento de protótipos de competição do Centro Universitário, possibilitando projetos mais avançados e desafiadores aos estudantes.

“Essa parceria é uma grande conquista para todos da Facens. Por meios desses novos maquinários, os alunos poderão desenvolver usinagem, novos experimentos para cursos de graduação e pós-graduação, prototipagem, entre outros. Além disso, a parceria com a ROMI possibilitará que os projetos de competição da Facens, tais como carros, robôs, aviões alcancem níveis ainda mais elevados”, destaca Paulo Roberto de Carvalho, diretor-executivo do IP Facens.

Carvalho explica ainda que, além dos benefícios de manufatura, a relação com a ROMI deve ser muito frutífera também do ponto de vista de carreiras, já que os alunos da Facens passam a ter mais uma grande empresa como porta de conhecimento e início da vida profissional.

Segundo o presidente da ROMI, Luiz Cassiano Rosolen, fazer parte das iniciativas da Facens vai de encontro aos alinhamentos sociais da Fundação ROMI, que investe de forma massiva em educação e formação profissional. “Estamos muito orgulhosos com o início dessa parceria e em poder contribuir com essa jornada de sucesso. Embora indústria e educação sejam áreas diferentes, as visões das duas instituições são muito similares, de desemvolvimento de pessoas, carreiras e empresas. Esperamos que os novos equipamentos tragam ainda mais reconhecimento e troféus para as equipes da Facens”, destaca.


Continua depois da publicidade


Além do LINCE, a Facens oferece diversos centros de inovação que possibilitam aos seus alunos aplicarem na prática o que aprendem em sala de aula, no Smart Campus, trabalhando conceitos de cidades inteligentes em seus projetos, Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0 FACENS-MCTI, FACE (Centro de Empreendedorismo), LIGA (Laboratório de Desenvolvimento em Games e Apps), o 1º Fab Lab do interior do Brasil, LIS (Laboratório de Inovação Social), Farm Lab (para desenvolvimentos da área de Engenharia Agronômica) e mais.