Stihl Brasil investe R$ 210 milhões em novos centros da empresa

Os novos centros anunciados pela Stihl serão na sede da empresa, no RS, e devem ficar prontos até o final de 2023

A Stihl Brasil inaugurou os novos prédios da Ferramentaria e Vestiário da empresa. Ao mesmo tempo, começou as obras de ampliação do seu Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e do Centro Logístico, cujo investimento soma R$ 210 milhões, segundo publicação da Associacao Brasileira de Fundição (Abifa). Os Centros localizam-se na sede da empresa, em São Leopoldo (RS), e devem ficar prontos até o final de 2023.

A informação é de que a ampliação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação deve aumentar a quantidade de cabines de testes para validação e criação de sistemas para motores a combustão e motores a bateria da Stihl Brasil. O projeto prevê salas específicas para prototipagem e inovação, que contarão com equipamentos de impressão 3D de metal, areia e polímeros. Também serão instalados laboratórios para pesquisas de materiais e tribologia.

Já a estrutura do Centro Logístico da empresa, diz o texto da Abifa, passará das atuais 7.069 para 16.700 posições de pallets; um acréscimo de 137% na capacidade. Além disso, o armazenamento interno no novo espaço reduzirá os fretes externos atuais, evitando a emissão de 93 toneladas de CO2 por ano.

Sustentabilidade

As mudanças foram projetadas dentro de um planejamento de sustentabilidade. Além dos sistemas de iluminação em LED, reutilização da água da chuva e ar-condicionado de alta eficiência energética, os prédios terão geração de energia elétrica própria, com mais de 2 mil painéis solares.