Sandvik Coromant amplia série de cabeças de fresamento de cerâmica intercambiáveis

Ferramentas de cerâmica mantêm dureza quanto expostas a altas temperaturas e podem alcançar velocidade até 30 vezes maior.

Especialista em ferramentas de corte e sistemas de ferramentas, a Sandvik Coromant estende a série de cabeças de fresamento de cerâmica intercambiáveis e introduz uma nova classe cerâmica para um desempenho otimizado em ligas à base de níquel. A CoroMill 316 de cerâmica soldada oferece um método mais produtivo para o desbaste de materiais ISO S que as fresas de metal duro padrão.

Como está cada vez mais comum fabricar peças com ligas à base de níquel para o setor aeroespacial, a demanda por ferramentas de corte otimizadas está cada vez maior. Com isso em mente, a Sandvik Coromant desenvolveu duas soluções inovadoras ideais para fresamento de cantos e faceamento de peças para motores aeroespaciais feitas de ligas à base de níquel.

“O substrato de cerâmica da nova fresa de topo CoroMill 316 possibilita um processo de corte diferente das ferramentas de metal duro tradicional," explica Tiziana Pro, gerente de produto global (fresas de topo inteiriças) na Sandvik Coromant. "Nossa exclusiva classe S1KU foi desenvolvida para propiciar usinagem superior de ligas à base de níquel e é apoiada pela geometria negativa que oferece uma aresta de corte resistente."

"Na verdade, a geometria de seis canais proporciona operações de fresamento lateral extremamente produtivas, enquanto a geometria de quatro canais impulsiona faceamento. A CoroMill 316 é a ferramenta perfeita para aplicações de difícil acesso ou se você estiver procurando flexibilidade extra graças ao sistema de cabeça intercambiável".

As ferramentas de cerâmica mantêm a dureza quando expostas às altas temperaturas, que normalmente estão associadas ao fresamento de superligas resistentes ao calor (HRSAs). Como consequência, é possível alcançar uma velocidade de 20 a 30 vezes mais alta em comparação com as ferramentas de metal duro, proporcionando um potencial significativo para maior produtividade. Com o novo diâmetro de cabeça maior disponível de D16-25 mm, será possível alcançar essas altas velocidades de corte com centros de usinagem convencionais (n=10000-18000 rpm)


Continua depois da publicidade


Além do fresamento de cantos e faceamento, as novas fresas de topo também podem ser usadas para o fresamento de bolsões, de canais, interpolação helicoidal, fresamento em rampa. A CoroMill 316 faz parte da oferta de soluções otimizadas da Sandvik Coromant dentro da linha de ferramentas rotativas inteiriças da empresa.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM