Exclusiva

Nos 25 anos do primeiro sistema fotovoltaico do Brasil, energia solar se consolida

Em 2022, país ultrapassa a marca de 20 gigawatts de potência instalada da fonte solar, dado considerado histórico.

O primeiro sistema fotovoltaico integrado a uma edificação e conectado à rede elétrica pública do Brasil completou 25 anos de operação ininterrupta no Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mas este não é o único dado importante sobre o tema registrado em 2022. O país acaba de ultrapassar a marca de 20 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar fotovoltaica. O número consolida esta fonte como a terceira maior geradora de energia no país, atrás apenas da hidrelétrica e eólica. 

A captação de luz solar por placas fotovoltaicas e a transformação dessa luz em energia representa, hoje, 9,6% da matriz elétrica do país. De janeiro a setembro, houve aumento de 46,1%, com crescimento médio de 1 GW por mês nos últimos 120 dias. Os dados são da  Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Com base neles, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que a capacidade instalada poderá dobrar até o início de 2023. 

Preço em queda e preocupação com a sustentabilidade

A energia gerada por luz solar é uma energia limpa, que não produz resíduo ou poluição. Segundo a Absolar, esse tipo de energia evitou a emissão de 27,8 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade. O custo de instalação, no entanto, não é baixo. Para residências, o preço médio de instalação é de R$ 25 mil; para indústrias, R$ 200 mil.

O preço vem caindo. De acordo com a Solstar, empresa do setor, os custos caíram cerca de 44% nos últimos seis anos. Existe ainda um incentivo fiscal, a isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda do kit completo (inversor + módulos). A Solstar destaca ainda a abertura de linhas de crédito para compra de sistemas fotovoltaicos.


Continua depois da publicidade


Para a CNI, as empresas brasileiras têm buscado adotar a agenda sustentável, indo ao encontro do compromisso firmado pelo Brasil para redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), estabelecidas no Acordo de Paris. O compromisso do país é reduzir 37% até 2025 e 50% até 2030.

“Muitas empresas têm investido em projetos de eficiência energética. Isso significa usar menos energia para obter o mesmo resultado, e esse resultado pode ser alcançado por meio de melhorias tecnológicas ou de mudanças na gestão energética das empresas”, afirmou o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo.

História inovadora na UFSC

Desde 16 de setembro de 1997, o sistema do Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da UFSC está instalado no topo do prédio do Departamento de Engenharia Mecânica, no Centro Tecnológico do campus de Florianópolis (CTC) – sede original do Laboratório Fotovoltaica, que construiu e monitora este e diversos outros sistemas fotovoltaicos no país.

O gerador tem a potência instalada de 2 kWp, fixado em uma área total de 40m². A inclinação foi ajustada para a face norte, à linha do equador, captando a maior radiação possível ao longo do ano. 

O coordenador do laboratório, professor Ricardo Rüther, fala da importância de pesquisas que promovam o melhor aproveitamento da energia solar, além de formar recursos humanos altamente qualificados, um dos papéis centrais da universidade: “Os alunos irem para o mercado altamente qualificados é uma das ambições que temos aqui, e isso é possível se nós tivermos projetos como esses”.

24 ano primeiro sistema fotovoltaico
Primeiro sistema fotovoltaico integrado a uma edificação e conectado à rede elétrica pública do Brasil, no Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica, na UFSC. Imagem: Divulgação.

Linha do tempo da energia fotovoltaica no Brasil

  • 1997: inauguração do primeiro sistema fotovoltaico integrado a uma edificação e conectado à rede elétrica pública do Brasil no Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • 2011: construção da usina de energia solar de Tauá, no Ceará.
  • 2012: marco regulatório da produção de energias alternativas, com a resolução 485/2012, determinada Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com essa resolução foi possível conseguir aplicar novas alternativas para gerar a própria energia elétrica, conseguindo créditos energéticos que poderiam ser abatidos nas contas de luz.
  • 2015: nova regulamentação foi criada para estabelecer diferenças entre microgeração de energia; minigeração de energia; autoconsumo remoto; geração compartilhada.
  • 2020: inaugurada a maior usina solar do Brasil e da América do Sul na cidade de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí.