Okuma expõe tecnologia High Speed Machining em feira

Centro de usinagem de alta performance para o setor de moldes e matrizes

Fonte e Foto: Assessoria da Okuma - 09/11/07

Fortalecimento das relações com as indústrias da região que já utilizam seus produtos, conquista de novos clientes e contatos promissores para negociações foram os principais resultados obtidos pela Okuma na 16ª Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, realizada entre os dias 23 e 26 de outubro em Caxias do Sul (RS).

Especializada na fabricação de máquinas operatrizes, a empresa se destacou no evento por ter sido a única a expor um centro de usinagem vertical dupla coluna de última geração, que integra o conceito HSM - High Speed Machining (modelo MB-46 VAE) – considerado o estado da arte tecnológico e voltado, principalmente, para o setor de moldes e matrizes. O equipamento também conta com a versão P200 do THINC – The Intelligent Numeric Control – um controle numérico realmente inteligente.

“A receptividade que tivemos foi excepcional, não apenas da parte dos nossos clientes tradicionais que externaram sua satisfação em nos ver participando da feira, como também das empresas que ainda não usam nossos produtos, mas que mostraram bastante interesse na nossa tecnologia”, destaca Alcino Bastos, gerente geral da Okuma.

 Na avaliação do executivo, outro ponto forte e que também contribuiu para chamar a atenção para a empresa no evento foi a recente parceria firmada com a UCS (Universidade de Caxias do Sul) e a conseqüente criação do Laboratório de Novas Tecnologias da Produção (LNTP) inaugurado em agosto deste ano.

“Estamos participando dessa iniciativa junto com outras empresas que, assim como a nossa, querem contribuir ativamente para o aprimoramento desse setor, não apenas através da oferta de novas e mais potentes máquinas, como também para a ampliação dos conhecimentos de estudantes e profissionais”, destaca Bastos.

Atualmente cerca de 300 ferramentarias estão instaladas em Caxias do Sul e em municípios vizinhos, compondo um setor forte e que está em pleno crescimento. A região figura como o segundo maior pólo metal mecânico do país e a cidade de Caxias do Sul, especificamente, disputa com Joinville a segunda colocação como maior centro aglutinador de empresas do segmento de ferramentaria do Brasil.

“Participamos pela primeira vez da Mercopar há 10 anos e este ano decidimos voltar a fazer parte desta importante feira. Uma série de fatores nos motivou, entre os quais a conjuntura econômica, a capacidade industrial instalada e a necessidade das empresas de investirem em tecnologia de ponta”, diz o supervisor de vendas da Okuma Duarte Branco Alves.

Outra motivação é que no Japão, a matriz da Okuma soma mais de 110 anos, mas no Brasil a subsidiária completa dez anos de atuação. “Decidimos comemorar essa conquista durante o ano todo, participando de vários eventos que são significativos e que reúnem nossos clientes tradicionais e potenciais”, justifica Duarte.

Mais informações aqui
Tópicos:
  



Comentários