NASA anuncia teste de avião supersônico silencioso para o início de 2023

A ideia do teste é sobrevoar várias comunidades para pesquisar como as pessoas reagem ao som mais silencioso que ele produz.

A agenda de testes para o primeiro voo do avião supersônico experimental X-59 está prevista para o início de 2023. O anúncio foi feito recentemente pela NASA e o objetivo é viabilizar um jato de passageiros que possa atingir velocidades supersônicas sobre a Terra.

Quando um avião voa na velocidade do som ou acima dela, as moléculas de ar não conseguem sair do caminho do avião com rapidez suficiente, então as ondas de pressão se combinam para gerar uma grande onda de choque, que as pessoas no solo ouvem como um estrondo sônico.
 
E foi observando isso que os engenheiros afirmam que, desde o primeiro voo supersônico, do avião X-1, em 1947, houve uma compreensão muito maior de como as aeronaves criam estrondos sônicos, e para reduzir esse som foi modificada a forma do avião.

Os primeiros testes ocorreram em 2003, mas usando um F-5E modificado, cuja fuselagem foi alterada para assumir um formato que permitia reduzir o estrondo. Funcionou, mas era preciso mais para que os aviões supersônicos pudessem ser aceitos em regiões povoadas

Para testar o avião, a ideia é sobrevoar várias comunidades para pesquisar como as pessoas reagem ao som mais silencioso que ele produz. As respostas serão compartilhadas com as agências de regulamentação, que considerarão alterar as regras para suspender a proibição do voo supersônico sobre a terra.