Basf anuncia investimento de R$ 350 milhões para reduzir a emissão de CO2 em unidade na Bahia

Recentemente, a multinacional alemã Basf anunciou o investimento de R$ 350 milhões em sua unidade industrial de Camaçari, na Bahia. De acordo com o Correio 24 horas, a empresa que produz ácido acrílico e acrilato de butila opera com quase 100% de sua capacidade e seu objetivo é reduzir a emissão de CO2 em 25%, até 2030, e zerar até 2050. 

A companhia tem certificação de energia 100% renovável, mas pretende alcançar o que a empresa chama internamente de Triplo E (Excelência em eficiência energética). Para isso, o aporte será distribuído nos próximos dez anos, projeta Tania Oberding, diretora Industrial do Complexo Acrílico da empresa em Camaçari. 

“Este é um número que estamos sempre atualizando, normalmente para cima”, disse à publicação. “Nós não ficamos estagnados nunca, mesmo quando ainda temos capacidade operacional, estamos sempre melhorando algum processo”.  

E esse trabalho tem a ver tanto com a produção quanto com a operação de aspectos indiretamente ligados como, por exemplo, o impacto de aparelhos de ar-condicionado.

Segundo Tania, nas emissões diretamente ligadas aos processos de produção, a Basf já alcançou uma redução de 23%. “Nossa unidade em Camaçari já nasceu com um índice baixo, mas ainda tinha coisas que nos incomodavam”, conta. Uma delas era o uso de aterro sanitário, que a empresa conseguiu zerar recentemente, ao destinar resíduos para o reuso.