Faturamento mensal da indústria mineira registra a maior expansão em 15 anos

Indústria de transformação é protagonista no desempenho positivo de Minas Gerais para agosto.

A Pesquisa Indicadores Industriais (INDEX) de Minas Gerais, realizada pela FIEMG, registra crescimento de 5,4% no faturamento da indústria geral (indústria de transformação + indústria extrativa) em agosto de 2022, ante julho, a maior expansão para o mês em 15 anos.

Esse desempenho foi puxado pelo segmento de transformação. O crescimento das horas trabalhadas na produção também foi destaque, com expansão de 4,2%, sendo a mais intensa para o mês desde o início da série histórica, em 2003.

O aumento do indicador também foi puxado pelo segmento de transformação. Com relação aos indicadores do mercado de trabalho, o emprego e a massa salarial ficaram estáveis. Já o rendimento médio real caiu 0,7%. Ainda segundo o Index, neste ano, observa-se que os indicadores tanto de atividade quanto de mercado de trabalho vêm apresentando crescimento. A íntegra da pesquisa está disponível

Indústria de Minas reflete economia geral

O cenário é reflexo do bom desempenho da economia brasileira, que vem sendo beneficiada pelo maior consumo das famílias e pela recuperação do mercado de trabalho. Adicionalmente, a recente queda nos índices de inflação, dada a redução nas alíquotas de ICMS para combustíveis, comunicação e energia elétrica, aumenta a disponibilidade de renda das famílias, o que pode reforçar esse ciclo de crescimento da atividade industrial.

Para os próximos meses, no entanto, a indústria deve conviver com um cenário de desaceleração do crescimento econômico global, uma vez que há um processo inflacionário disseminado no mundo, o que exige a manutenção das taxas de juros em patamares elevados por um longo período.