Comau cria linha de produção de módulos de bateria para veículos elétricos

A Comau foi selecionada pela Automotive Cells Company (ACC), uma joint venture entre Stellantis, TotalEnergies/Saft e Mercedes-Benz, para projetar e desenvolver uma linha de produção de módulos de bateria altamente integrada na futura ‘giga fábrica’ em Billy-Berclau Douvrin, no norte da França. Com a capacidade projetada de produzir até 40 GWh, a ACC está pronta a se tornar uma líder europeia na viabilização de uma mobilidade mais limpa e eficiente para todos. 

Segundo os termos do acordo, a Comau fornecerá à ACC os conhecimentos e equipamentos necessários para automatizar a fabricação das baterias de veículos elétricos (EVs) de última geração. Com a flexibilidade necessária para manusear módulos de 8 e 16 células, as linhas projetadas pela Comau vão permitir que a ACC produza até 8 Gigawatt-hora (GWh) anualmente até o final de 2024. Além disso, essa solução também demonstra a extensa rede de colaboração da Comau, garantindo o fornecimento local de tecnologia, equipamentos auxiliares e componentes para as 5 linhas de fabricação no total, destas, 3 produzem ambos os modelos de módulos, de 8 e 16 células, enquanto 2 são linhas são específicas para módulos de 8 células.

Uma das particularidades do projeto era a necessidade de se obter uma força de empilhamento de 300-500 decanewtons para produzir os dois formatos diferentes de módulo, volume maior em comparação com a média do setor que corresponde a cerca de 100 decanewtons. Para enfrentar esse desafio, os engenheiros da Comau e da ACC trabalharam em conjunto para adaptar processos, garantir a geometria do produto e as características pretendidas da bateria. Essa abordagem de engenharia simultânea também permitiu à Comau remover uma das linhas projetadas originalmente, melhorando a dinâmica do processo e ajudando a ACC a otimizar seus investimentos em CAPEX.

O projeto, que destaca os investimentos contínuos da Comau no setor de Eletrificação, também aproveita os mais de 45 anos de experiência da empresa em tecnologias de automação e digitalização. De fato, a Comau forneceu à ACC a tecnologia e o know-how necessários para automatizar todo o processo de produção, de ponta a ponta, o que inclui a preparação prismática das células e testes de empilhamento, soldagem e montagem final, até o teste final. A solução completa, que integra produtos exclusivos da Comau e de outras marcas, traz um conceito inovador da Comau no processo de empilhamento, além de tecnologias de soldagem, embalagem e de testes elétricos. 

Como o primeiro passo de um projeto com várias etapas, as equipes de engenharia vão desenvolver e otimizar uma linha piloto na fábrica da ACC em Nersac, França, antes de instalar a linha de produção completa na ‘giga fábrica’ da empresa em Billy-Berclau Douvrin. Com uma taxa de produção estimada de 53 JPH (trabalhos por hora), a solução projetada pela Comau atende, a curto prazo, aos objetivos de produção do cliente e, ao mesmo tempo, oferece a possibilidade de expansão futura, conforme necessário.

"O surgimento de uma indústria de equipamentos com forte presença na Europa é um fator-chave para o sucesso da ACC, cuja ambição é ser líder europeia em células e módulos de bateria automotivos. Na Europa, não podemos depender exclusivamente de terceirizações que via de regra seriam asiáticas. Devemos facilitar e estabelecer um ecossistema de baterias, cobrindo toda a cadeia de valor. Nesta perspectiva, poder confiar na Comau é muito importante para a ACC. Ao longo do projeto, a equipe de engenharia da Comau demonstrou seu compromisso com o nosso sucesso, melhorando o design do nosso processo e a otimização perfeita de equipamentos da própria Comau e de outras marcas", disse Jean-Baptiste Pernot ACC COO.

"Graças à intensa colaboração e competência da nossa equipe conjunta de engenharia, o papel de Comau como parceira de desenvolvimento está ajudando a ACC a se estabelecer como uma empresa líder no campo da tecnologia de baterias de alta performance", disse Pietro Gorlier, CEO da Comau. "Juntos, concluímos com sucesso a primeira fase do programa de baterias da ACC e esperamos aprimorar suas linhas de produção em larga escala nos próximos meses."