Joint-venture da Boeing revela novo táxi aéreo autônomo e elétrico

O táxi aéreo de 6ª geração da Wisk foi projetado para atender e superar rigorosos padrões de segurança comercial, tornando-o um dos sistemas mais seguros da aviação, segundo a empresa.

A Wisk Aero, uma empresa líder em Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e pioneira em voos elétricos autônomos, revelou o primeiro avião táxi de decolagem e aterrissagem vertical de quatro passageiros (eVTOL) totalmente elétrico e autônomo do mundo. Como aeronave de entrada no mercado da Wisk, o Generation 6 representa o primeiro candidato a certificação de tipo pela FAA de um eVTOL autônomo.

O táxi aéreo mais avançado do mundo, o Generation 6 combina tecnologia e software autônomos líderes do setor, supervisão humana de todos os voos e um design geral simplificado para fornecer um dos sistemas de transporte de passageiros mais seguros da aviação comercial.
“Em 2010, nos propusemos a encontrar uma maneira de evitar o trânsito e chegar mais rápido ao nosso destino”, disse Gary Gysin, CEO da Wisk. “Essa inspiração evoluiu para uma missão de oferecer voos diários seguros para todos. Nos últimos 12 anos, perseguimos essa missão por meio do desenvolvimento de cinco gerações diferentes de aeronaves em grande escala. Nossa aeronave de 6ª geração é o culminar de anos de trabalho duro de nossa equipe líder do setor, aprendizados de nossas gerações anteriores de aeronaves, compromisso de nossos investidores e evolução e avanço da tecnologia”.

Wisk tem o apoio de dois líderes da aviação, The Boeing Company e Kitty Hawk Corporation. Além disso, por meio de sua parceria estratégica com a Boeing, a Wisk tem uma vantagem competitiva, alavancando mais de 100 anos de experiência da Boeing no desenvolvimento de aeronaves, fabricação em escala e certificação. Além disso, os recursos de engenharia de autonomia e eVTOL da Boeing ajudam a avançar ainda mais no desenvolvimento da Wisk, de acordo com a própria empresa.

Com esta aeronave, a empresa diz que irá redefinir conceitos de voo de longa data e inaugurar uma era mais segura, escalável e mais acessível na aviação.

O projeto

Projeto proprietário de 12 hélices e configuração de lança com sistemas de propulsão aprimorados. As unidades de propulsão basculantes à frente da asa e as unidades de elevação fixas atrás da asa são otimizadas para alcance, melhor controle e desempenho da aeronave e gerenciamento eficiente de energia.


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Um design de asa elevada, lanças estendidas e maior tamanho e número de pás da hélice para melhorar a segurança, estabilidade e a experiência do passageiro, reduzindo o ruído na cabine e a pegada geral de ruído da aeronave.

Uma cabine de passageiros maior com 4 lugares e amplo armazenamento para bagagem e bagagem de mão, tornando-o um dos táxis aéreos mais versáteis do mercado.

O Generation 6, da Wisk Aereo, representa o primeiro candidato a certificação de tipo pela FAA de um eVTOL autônomo.
Imagem: Divulgação.