Multinacional investe R$ 300 milhões em fábrica de garrafas de vidro em PE

Owens Illinois, maior fabricante de embalagens de vidro do mundo, vai aumentar produção em filial brasileira.

Durante encontro entre representantes da multinacional Owens Illinois e o governador de Pernambuco, na última semana, foi anunciado o investimento de R$ 300 milhões para a ampliação da fábrica de garrafas em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana. A notícia foi dada por Paulo Câmara, no escritório de unidade avançada da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), em São Paulo. 

De acordo com a publicação de Matheus Jatobá, da Folha de Pernambuco, o aporte será para a ampliação da fábrica de garrafas de vidro adquirida em 2010 do Grupo Cornélio Brennand, que é pernambucano. Com os investimentos no local, serão mantidos os 165 empregos além da criação de mais 100 novas vagas de trabalho, totalizando 265 empregos diretos na fábrica. 

A empresa assinou o Protocolo de Intenções formalizando a ação, e as novas oportunidades de trabalho ainda serão divulgadas para os interessados em se candidatar. “As vocações de cada município e o foco nos atrativos econômicos que temos são determinantes para nos manter competitivos, principalmente no Nordeste. Investir em Pernambuco é sinônimo de segurança e confiabilidade. Estamos tendo excelentes exemplos disso neste ano. São investimentos que contemplam todas as regiões do Estado”, disse Paulo Câmara.

Demanda em escala global

Segundo a publicação, a expansão das atividades no local foi motivada pela necessidade de reequilíbrio na oferta de garrafas de vidro em escala global. O projeto de ampliação demonstra ainda o compromisso do Estado em conceder benefícios fiscais para o Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe). 

Para Daniela Guedes, head da Adepe em São Paulo, o investimento pode contribuir para que Pernambuco tenha melhor atuação no mercado de bebidas. 


Continua depois da publicidade


“É um projeto importante para adensar a cadeia de bebidas do Estado, principalmente para fortalecer a economia do interior pernambucano. Ele ainda é positivo pois colabora com a economia circular, já que utiliza recursos como vidros reciclados durante o processo industrial”, afirmou.