Jornada ESG torna empresas mais competitivas e rentáveis

Em palestra, CFO da Irani diz que ESG torna empresa mais competitiva.

Em palestra no Radar Pocket Finanças - Novos Drivers de Valor, promovido pela Academia FIESC de Negócios, o CFO (Chief Financial Officer and IRO) da Irani, Odivan Cargnin, defendeu que a jornada ESG (sigla em inglês para os termos sustentabilidade, social e governança) torna a empresa mais competitiva, pois aumenta sua rentabilidade.

O executivo participou do painel “As novas fronteiras do investimento e alavancagem”, juntamente com Samuel Oliveira (da NorthStone) e o mediador Fernando Rodrigues da Silva (da B3 Educação).

Cargnin concorda com analistas que preveem um rebalanceamento do dinheiro no mundo por causa do ESG. Para ele, as empresas que adotam a estratégia de governança associada aos fatores sociais e ambientais terão mais facilidade para alavancar seu capital. Ele também considera que a estrutura de capital de uma empresa é a soma de diversos fatores, como alavancagem controlada, composição de capital próprio com o capital de terceiros, nível de liquidez, moeda da dívida casada com a dinâmica do negócio. “Tudo isso rodando junto permite acessar ao mercado de capitais com taxas mais atrativas”, afirmou.

Por sua vez, Oliveira comparou o mercado financeiro a uma grande roda composta por pessoas, dados, informações e dinheiro. “A função dos agentes é fazer essa roda girar com menor fricção possível, ou seja, ao menor custo de transação possível, de modo que a escolha de um investimento seja pelo seu mérito intrínseco não por fatores externos – como subsídios, isenções, diferimentos”, disse.

​​​”O mundo globalizado e digitalizado traz desafios e ao mesmo tempo oportunidades únicas na área financeira que precisam ser compreendidas e apropriadas pela indústria catarinense”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, na abertura do Radar Pocket.

A análise foi apresentada no painel “As novas fronteiras do investimento e alavancagem”, dentro do Radar Pocket Finanças - Novos Drivers de Valor, promovido no dia 22 de setembro pela Academia FIESC de Negócios.


Continua depois da publicidade


Imagem de capa: Depositphotos