Castertech amplia capacidade de produção de peças usinadas em SC

Adequações na unidade de Schroeder (SC) incluem a separação das áreas de fundição e usinagem e instalação de novas máquinas CNC. Unidade deve abrir 80 vagas de trabalho nos próximos meses.

Atendendo ao objetivo de ampliação produtiva, a Castertech Fundição e Tecnologia, uma das Empresas Randon, vem executando uma série de melhorias na unidade de Schroeder (SC). Quase um ano após assumir o negócio (a aquisição foi oficializada em setembro de 2021), a fabricante de sistemas de rodagem e componentes fundidos usinados concluiu a separação das atividades de fundição e usinagem, a exemplo da organização adotada na sede, em Caxias do Sul (RS). 

A estratégia possibilita ampliar a capacidade da usinagem, um dos principais focos da companhia para a unidade catarinense, que já é bastante consolidada em fundição. A nova estrutura duplicou a área produtiva de usinagem, de 1300m² para 3000m². A instalação de 13 novas máquinas CNC complementa a primeira etapa do projeto, capacitando a unidade a produzir mais de 1 milhão de componentes fundidos usinados por ano. A área de fundição chega, no mesmo período, a 22 mil toneladas de componentes fundidos.  

A empresa prevê crescimento de receita nos próximos anos, ampliando a participação no mercado de componentes para equipamentos agrícolas e montadoras de veículos comerciais leves, adianta Leandro Correa, diretor da Castertech. A medida também impacta positivamente na criação de novos postos de trabalho na usinagem. O quadro funcional deve chegar a 180 pessoas em 2023. Na área de fundição, atuam 371 pessoas.  

“A separação das estruturas fabris de usinagem e de fundição integra nossa estratégia de crescimento sustentável. Com a nova organização fabril, possibilitamos ampliar a fabricação com ainda mais segurança a nossos colaboradores, reforçando nosso propósito de conectar pessoas e riquezas gerando prosperidade”, afirma Correa. 

Sustentabilidade nos processos de fundição e usinagem 

Seguindo o modelo da companhia, a nova fábrica de usinagem conta com colaboradores altamente qualificados e padrões rigorosos de qualidade, segurança, limpeza e organização. Desde o início das operações, a unidade adota o que vem sendo chamado pela empresa de sistema White Shirt. Trata-se da adesão ao uniforme branco por todos os colaboradores. A medida tem como objetivo destacar a eficiência do controle na emissão de resíduos poluentes, muito associados aos processos de fundição. A Castertech Schroeder também adota outras práticas de sustentabilidade, como o reaproveitamento parcial da areia de fundição e de água pluvial.  


Continua depois da publicidade


“Nos últimos anos, a companhia vem aprimorando suas iniciativas envolvendo ESG. Nesse aspecto, os investimentos da Castertech conversam com os compromissos assumidos pela companhia, com preocupação sobre o impacto ambiental de nossos processos”, ressalta Ricardo Escoboza, diretor-superintendente da Divisão Autopeças das Empresas Randon.  

Especializada em soluções de sistemas de rodagem e componentes fundidos usinados, a Castertech tem uma trajetória de acelerado crescimento. Em operação desde 2009, com sede em Caxias do Sul, a companhia surgiu, inicialmente, para atender as necessidades internas das Empresas Randon. Hoje, a empresa fornece Soluções tecnológicas em sistemas de rodagem, componentes fundidos usinados para veículos comerciais, implementos e máquinas agrícolas. Além de Schroeder, possui unidades em Caxias do Sul (RS) e Indaiatuba (SP).