Intermach abre as portas da Expoville (SC); evento segue até sexta-feira (16)

Feira reúne tecnologias e inovações, com destaque para indústria 5.0, capacitação e rodada de negócios.

A cidade de Joinville (SC) recebe de até 16 setembro, a 13ª Intermach, maior Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica do Sul do país. Depois de três anos sem ser realizada, em razão da pandemia de Covid-19, o evento retornou nesta terça-feira (13) para movimentar a indústria metalmecânica. A expectativa, para este ano, é que sejam firmados contratos envolvendo até R$ 300 milhões, que devem se consolidar em até 12 meses após a realização do evento.

O evento se tornou a vitrine para grandes negócios, concentrando máquinas e equipamentos de última geração, de fornecedores nacionais e internacionais nas áreas de Usinagem, Soldagem, Metrologia Industrial, indústria 4.0, impressão 3D, manufatura aditiva e soluções AI/IoT.

Nesta edição a expectativa é reunir 24 mil profissionais de 400 cidades e 20 estados além de países da América do Sul, consolidando a importância do evento para o setor industrial da região Sul. 

Richard Spirandelli, diretor da feira, destaca que a feira é uma ótima oportunidade de alavancar os negócios, pois oferece condições comerciais atrativas e linhas de crédito serão oferecidas aos participantes.

“É de praxe o expositor oferecer melhores condições comerciais durante a feira, além disso teremos agentes financeiros oferecendo linhas de crédito no evento. Os visitantes terão a oportunidade de comparar as máquinas em funcionamento lado a lado, conversar com a equipe técnica de atendimento presente no evento, obter as melhores condições comerciais que os expositores oferecem na feira, além de poder obter linhas de crédito oferecidas no próprio evento. O estímulo aos negócios e renovação do nosso parque fabril será muito forte”, explica.

Programação do Congresso Técnico da Intermach

Organizado pelo Instituto SENAI de Inovação em parceria com a Messe Brasil, o Congresso Mecânica e Automação será realizado no dia 15 de setembro, por meio de quatro painéis. O painel de abertura “Robótica – cases aplicados” terá palestras das empresas KUKA, Shell e Pollux. O segundo painel aborda a “Transformação Digital” incluindo palestras das empresas NIDEC, Rudolph e UBIVIS. No terceiro painel as empresas GM, HOGANAS e TRUMPF apresentam suas palestras sobre “Processamento de Materiais a Laser”. E o quarto painel com o tema “Tecnologia dos Materiais e Processos de Usinagem” terá palestras da Gerdau, SECO Ferramentas e ZEISS. Todos os painéis serão finalizados com espaço para perguntas aos palestrantes


Continua depois da publicidade


AGENDA – 15/09

14h – Abertura
14h10 – Painel Robótica cases aplicados
15h15 – Painel Transformação Digital
16h40 – Painel Processamento de Materiais a Laser
17h45 – Painel Tecnologia dos Materiais e Processos de Usinagem

Serviço: 15/09 (quinta-feira) das 14h às 18h30 – Sala 5 Tulipa

Câmara Setorial da ABIMAQ

A “Metrologia e Controle da Qualidade para a Indústria Metalmecânica” é o tema central das apresentações que a Câmara Setorial para Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle da Qualidade, Ensaio e Medição (CSQI), da ABIMAQ, realiza na Intermach. Empresas apresentam cases práticos aplicados em suas unidades fabris. Confira a programação:

14h - Medição Óptica em Processos de Produção – STARRETT
14h30 - É possível economizar com sensores utilizando Inteligência Artificial? - BIRMIND AUTOMAÇÃO E SERVIÇOS
15h - Gêmeos Digitais para a Indústria de Moldes e Matrizes - HEXAGON METROLOGY
15h30 - Soluções para Metrologia Dimensional, Rugosidade e Dureza – MITUTOYO
16h - Controle de Vazão para Diminuição de Refugo em Peças de Injeção – JHP
16h30 - Ensaios de corrosão acelerados para avaliação da durabilidade de produtos – BASS

Serviço: 15/09 (quinta-feira) das 14h às 17h – Sala 5 Tulipa

5ª edição do Automation Talks

A 5ª edição do Automation Talks com a temática central de aplicações inteligentes na indústria 4.0 será realizado pelo Núcleo de Automação Industrial da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville) na Intermach, em ambiente propício para relacionamento e negócios. O evento reúne rodada de negócios, palestras técnicas ou focadas em inovações tecnológicas, cases tecnológicos e participação na feira em estande coletivo.

O Automation Talks será realizado nos dias 14 e 15 de setembro (Sala Bromélia), dentro da Intermach, e deve reunir cerca de 500 profissionais ligados à automação industrial.

AGENDA

14 /09 – Sala Bromélia

14h – SCHULZ na Rota da Inovação
15h - DRETi40 - Diagnóstico para o Roadmap Estratégico e Tecnológico na Indústria 4.0 - GO44, I3C, VALOR VERTICAL
17h - Não é Complexo, não é sobre Tecnologia - é Transformação Digital - TUPY

15 /09 – Sala Bromélia

13h - Energia Solar, o melhor momento para investir é agora – TECNOIND
14h - Desafios da Implementação Digitalização dos Processos na Pneumática – MICROAUTOMAÇÃO
15h - Robótica Orientada por Visão - FOUR / YASKAWA MOTOMAN
16h - Indústria 4.0 - Como utilizar a Inteligência Artificial na predição de falhas de linhas produtivas - MASSIGNAM ENGENHARIA

Inscrições gratuitas

ABINFER Business Center

A ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais), estruturou uma área de 84 m², na Intermach que será ocupado por dez ferramentarias associadas para apresentação de suas soluções e serviços para a indústria metalmecânica. Denominado ABINFER Business Center Intermach (ABC Intermach), o espaço oferece uma solução completa aos visitantes, reunindo exposição, tecnologia e conhecimento no mesmo ambiente. Estão confirmadas as ferramentarias Winter, Moldtool, Herten, Fastparts, Bosch, Inova Matrizes e GTF, além dos patrocinadores PLMX e BOSCH.

O ABC Intermach proporciona visibilidade às marcas e geração de negócios, ao mesmo tempo que divulga a competência produtiva nacional em ferramentais, o aprendizado de novas técnicas e tecnologias, e o networking entre expositores, patrocinadores e visitantes. Entre os temas de destaque está a Indústria 4.0 e automatização dos processos. “O momento para o mercado é extremamente positivo e o uso de novas tecnologias é primordial para alavancar o mercado e o desenvolvimento do setor”, comenta Christian Dihlmann, presidente da ABINFER.

O ABC Intermach é uma realização da ABINFER em parceria com a Messe Brasil, organizadora da feira e congresso. Conta com o apoio institucional da ISTMA World (Associação Mundial de Ferramentaria e Usinagem) e do SMABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista), e apoio de mídia da Revista Ferramental e APREM Comunicação.

Campeonato de Solda Weld Vision

A Weld Vision, especializada em equipamentos de solda e corte, realiza na Intermach o Campeonato de Solda Weld Vision que reúne profissionais de empresas da região para a competição. A ideia é permitir que os soldadores tenham a oportunidade de demonstrar seus talentos e habilidades com o uso das tecnologias mais recentes disponíveis no mercado.

Os participantes receberão duas chapas de aço carbono de 6,4 mm e uma EPS (Especificação do Processo de Soldagem). A disputa será individual e o tempo para realizar a soldagem é de 15 minutos. Após o término da prova, um especialista da Weld Vision fará a avaliação da solda que definirá os vencedores.

Mais informações estão disponíveis no site do campeonato de solda www.campeonatodesolda.com.br

Serviço: 13 a 16/09 (terça-feira) – divulgação dos vencedores 16/09, às 19h – estande 388

Workshops dos expositores

Completam a programação de conhecimento técnico da Intermach, os workshops promovidos por expositores. A ação possibilita que os profissionais do mercado tenham acesso às tecnologias inovadoras e lançamentos, disponíveis para a da indústria de transformação do plástico. Confira a programação para os próximos dias:

AGENDA

15/09 – quinta-feira

14h às 15h - Rentabilidade de investimentos em geração de energia sustentável para o setor metalmecânico - TAB ENERGIA - Sala Margarida N.12
14h às 15h - Iluminação LED Projetos e Retrofit em Iluminação e Linha Elétrica p/ Manutenção Industrial - WHASUR - Sala Acácia N.13
15h às 16h - Qualidade de Energia e Harmônicos no Sistema Elétrico – Problemas e Tendências de Mercado - VERKAUF - Sala Margarida N.12
15h às 16h - Rastreabilidade na indústria 4.0 – Porque é importante e como implementar na sua empresa - PRO MARKING - Sala Acácia N.13
16h às 17h - Monitoramento de Ativos do Sistema Elétrico interligados a Indústria 4.0 - VERKAUF - Sala Margarida N.12
16h às 17h - Cenário econômico em tempos de incertezas - CREDCREA - Sala Acácia N.13
17h às 18h - Brasil 2030 - Evolução da automação industrial brasileira no atual cenário socioeconômico mundial - GME AEROSPACE - Sala Margarida N.12
17h às 18h - Redução de Custos com Energia Elétrica – Mercado Livre de Energia - RBE ENERGIA - Sala Acácia N.13
18h às 19h - TELAS METÁLICAS NA NR-12 - Segurança na proteção de vidas - TECIAM - Sala Margarida N.12
18h às 19h - Como a Impressão 3D está alavancando Carreiras na Indústria - WISHBOX - Sala Acácia N.13

16/09 – sexta-feira

14h às 15h - Tomografia Computadorizada para Indústrias de Alumínio e Plástico - ZEISS - Sala Margarida N.12
15h às 16h - Análise das Condições Econômicas de Usinagem - PAESE FERRAGENS - Sala Margarida N.12

Serviço

Intermach
Data: 13 a 16 de setembro de 2022
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC
Organização: Messe Brasil