Blaser Swisslube se une em projeto de usinagem de titânio em aeronaves

Objetivo era construir máquina para produção de componentes de aeronaves de titânio para entrega na Ásia

Um tipo especial de cooperação foi testemunhado no estado alemão de Baden-Württemberg entre 2020 e 2021: os fabricantes de máquinas da F. Zimmermann GmbH, a expert em ferramentas da Mapal e os especialistas em fluidos de usinagem da Blaser Swisslube, se reuniram para trabalhar como uma equipe de especialistas para garantir a confiabilidade e eficiência de um conceito de máquina desenvolvido para usinagem de titânio.

Com a experiência de todos os envolvidos no projeto, foi possível aumentar a vida útil das ferramentas utilizadas para usinagem de titânio, em sete vezes e, ao mesmo tempo, garantir a segurança do processo.

Neuhausen auf den Fildern é uma pequena comunidade a cerca de 4 quilômetros a leste do aeroporto de Stuttgart, onde a F. Zimmermann GmbH, fundada em 1933, tem sua sede, onde trabalham cerca de 180 pessoas. A empresa produz fresadoras e centros de usinagem horizontal para as indústrias automotiva e aeroespacial. As peças centrais das máquinas Zimmermann incluem, entre outras coisas, os cabeçotes de fresamento patenteados que são produzidos internamente. O especialista oferece uma solução de fresamento adequado para cada conceito de sistema e cada material, bem como requisitos em termos de taxas de remoção de metal e qualidade de superfície. 

"Reconhecemos nossa experiência e conhecimento em máquinas grandes e complexas que podem ser adaptadas individualmente", explica Steffen Nüssle, Gerente de Vendas de Exportação e Chefe de Tecnologia de Aplicação da Zimmermann. "Você encontrará máquinas Zimmermann onde quer que haja a necessidade de produzir peças em grande volume". Cerca de 95% dos sistemas são "Fabricados na Alemanha", e a maioria dos fornecedores da empresa está localizada a um raio de apenas 80 quilômetros.

Mapal tem sua sede dentro deste raio de 80 quilômetros, um pouco mais ao leste de Baden-Württemberg, em Aalen. Olhando para trás, para uma história de 70 anos repleta de inovações, a Mapal se estabeleceu há muito tempo como um dos principais fornecedores mundiais de ferramentas de corte de metal de precisão. Mapal é a líder mundial em tecnologia na usinagem de componentes cubicos. Os dados da empresa são impressionantes: 5 mil funcionários, filiais com produção, vendas e serviços em 25 países, mais de 450 consultores técnicos na área, mais de 300 estagiários em todo o mundo. 

Produção individual para usinagem de titânio

Em 2020, especialistas da fabricante de máquinas Zimmermann, da fabricante de ferramentas Mapal e da Blaser Swisslube, uniram forças em um projeto especial. O objetivo era construir uma máquina especial configurada especialmente para a produção de componentes de aeronaves de titânio para entrega na Ásia até o final de 2021. O que tornou o projeto especial foi a liga de titânio TA15m, para a qual não havia valores empíricos disponíveis anteriormente. "O objetivo era entregar não apenas uma máquina, mas uma solução completa com um processo estável e de longo prazo, incluindo fluido de usinagem totalmente testado e ferramentas otimizadas", explica Steffen Nüssle. 

Experiência combinada

As três empresas reuniram seus conhecimentos para alcançar este ambicioso objetivo. "Tínhamos trabalhado anteriormente com a Blaser Swisslube em um projeto de usinagem de alumínio muito bem-sucedido. Ficamos muito satisfeitos e alcançamos excelentes resultados, então a intensificação da parceria foi o próximo passo lógico". As discussões com os especialistas em ferramentas da Mapal rapidamente deixaram claro que a Mapal também poderia dar uma contribuição decisiva para o sucesso do projeto. "A furação de linha é uma área central de especialização da empresa Mapal, razão pela qual a Mapal foi a parceira ideal da ferramenta", explica Nüssle.

Minimização do risco pela escolha dos parceiros certos

Imagem: Divulgação

A intenção era que a cooperação das três empresas em uma equipe de especialistas não só conseguisse o melhor desempenho de usinagem possível, mas também a melhor segurança de processo, confiabilidade e estabilidade a longo prazo. Além disso, a boa qualidade superficial e a máxima bioestabilidade tinham de ser asseguradas.


Continua depois da publicidade


Mais fácil falar do que fazer: O titânio é um material difícil e, até o momento, não existem informações sobre esta liga particular de titânio, juntamente com as limitadas oportunidades de testes. "Precisávamos minimizar o risco, por isso trouxemos a bordo parceiros com os quais estávamos confiantes de que o objetivo poderiam ser alcançado. Esta parceria de especialistas foi a chave para o sucesso", explica ainda o gerente da Zimmermann.

Após análise detalhada, o representante de vendas da Blaser, Gerd Schilling, recomendou o fluido de usinagem B-Cool 755. "O B-Cool 755 é um fluido de usinagem sem cloro, miscível em água, com base em óleo mineral que oferece alto desempenho e uma qualidade superficial otimizada. O produto é caracterizado pela baixa formação de espuma em água dura e mole, boa estabilidade, boas propriedades de proteção contra corrosão e baixo consumo. Ele é muito adequado para usinagem de titânio e também está disponível nos mercados asiáticos através de nossas subsidiárias", disse.

Se um fluido de usinagem for perfeitamente adaptado ao processo, à máquina, às ferramentas, aos materiais e ao ambiente, ele pode aumentar significativamente a produtividade como um todo. O fluido de usinagem torna-se, assim, um fator-chave de sucesso – um Liquid Tool TM. Segundo Bernd Scheurenbrand, engenheiro de aplicação com muitos anos de experiência da Zimmermann "As pessoas muitas vezes subestimam o quão significativamente o fluido de usinagem correto pode influenciar um processo de usinagem".

Aumento significativo da vida útil da ferramenta

Durante a fase de teste ficou evidente que a combinação de fluido de usinagem, material, ferramenta, estratégia de usinagem e estabilidade da máquina significava que a vida útil das ferramentas poderia ser estendida de uma hora para até sete horas.

"Isto enfatiza o quanto é importante uma abordagem holística porque muitos fatores desempenham um papel", enfatiza Jens Ilg, gerente de componentes da Mapal, que é responsável pelos componentes de titânio e aço inoxidável. "Testamos nossas ferramentas com o fluido de usinagem Blaser e realizamos uma grande variedade de operações de usinagem. Isto nos permite garantir que ferramentas, fluidos de usinagem e máquinas sejam uma combinação perfeita. Graças à experiência e à estreita cooperação entre Zimmermann, Mapal e Blaser Swisslube, foi possível gerar um real valor agregado para o cliente final, maximizando, ao mesmo tempo, a segurança do processo". 

Enfrentando novos desafios

Após esta cooperação extremamente bem-sucedida, as três empresas já estão se concentrando em novos desafios e projetos futuros: um projeto completo para um centro de usinagem horizontal para o setor aeroespacial já está em fase de conclusão.

A usinagem de materiais compostos, medidas de automação ou o desenvolvimento posterior de serviços digitais sob o título "manutenção preditiva" são outras áreas nas quais a cooperação está sendo considerada com o objetivo de otimizar a segurança e confiabilidade do processo a longo prazo através do compartilhamento de ideias e competências.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM