Valmet oferta soluções de automação para válvulas e controladores de fluxo

Com a fusão da Neles à Valmet, a empresa ampliou oferta com soluções de controle no segmento.

Reforçando cada vez mais seu propósito em ser líder global em tecnologias e soluções, a Valmet oferece uma linha completa de negócios de válvulas e controladores de fluxo e figura como um dos principais players com oferta única global para as indústrias de processo. A multinacional finlandesa oferece tecnologias, automação e serviços de controle de fluxo para as indústrias de processo, aprimorando o desempenho de seus métodos e a eficiência ambiental, garantindo o fluxo seguro dos materiais. 

Com a fusão da Neles à Valmet, em abril de 2022, a empresa ampliou ainda mais sua oferta com soluções de controle no segmento. A fusão proporcionou que a multinacional ofereça soluções integradas, que vão além da produção dos produtos (as válvulas), passando para a inteligência de automação na solução otimizada do processo. Agora, as soluções são desenvolvidas em conjunto - produto e automação - conferindo maior performance e rentabilidade ao processo produtivo do cliente. 

“A Valmet é a única empresa no mercado com esse portfólio abrangente, que integra a tecnologia em seus produtos, automação e serviços. Inclusive, depois de incorporadas, há o desenvolvimento de novas possibilidades e inovações tecnológicas de acordo com as demandas de mercado. Não terceirizamos nenhum processo e a interface entre as soluções é mais positiva”, explica o vice-presidente na América do Sul e América Central para a divisão de flow control da Valmet, Fábio Maia. 

As válvulas e tecnologias de automação Valmet são conhecidas pela qualidade, confiabilidade e máxima segurança. Atualmente, a empresa atende indústrias de processo dos segmentos de celulose, papel e bioprodutos, energia renovável, refino de petróleo e gás, mineração e processamento de metais, produtos químicos e outras indústrias de processo. 

Portfólio sustentável garante estanqueidade zero 

No amplo portfólio de produtos, soluções de automação de válvulas e serviços relacionados, destacam-se as válvulas Esfera Serie M, o posicionador NDX e o software PlantTriage. No que consiste a produção das válvulas em si, as válvulas Esfera Serie M são construídas com uma vedação tecnologicamente mais arrojada que minimiza, quase levando a uma estanqueidade zero, as emissões de gases poluentes fugitivos.


Continua depois da publicidade


Em termos de processos e soluções de digitalização inteligentes, o Posicionador NDX possui um design construtivo exclusivo com menor consumo de ar de instrumentação, o que, consequentemente, despende menor consumo de energia quando faz o controle da abertura e fechamento das válvulas. Já o PlantTriage é um software que confere um controle mais preciso por meio do monitoramento contínuo do processo da planta industrial, ajudando a identificar a causa de potenciais problemas, como uma válvula operando abaixo da média ou com defeito e, por sequência, oferece um conjunto de ferramentas de análise para a sua resolução.

“Nosso conhecimento garante o desenvolvimento de tecnologias e materiais cada vez mais inovadores, com vedações mais precisas e layout adequado aos processos de fabricação e aplicação. Nosso objetivo é otimizar cada vez mais o processo e a perfomance das indústrias de processo”, complementa Fábio. 

Na vanguarda, Valmet atua no mercado do “combustível do futuro” 

Com potencial para se tornar commoditie no Brasil e cumprir papel fundamental na matriz energética do país, o hidrogênio verde - cunhado como o “combustível do futuro” - é a produção do hidrogênio sem uso de fontes energéticas danosas ao meio ambiente. Usado como fonte de energia para veículos, indústrias e usinas termelétricas, o hidrogênio verde é uma aposta segura e duradoura para o mercado de energia. “Cada vez mais, caminhamos para uma dependência limitada das energias não-renováveis. Precisamos dessas soluções sustentáveis e a Valmet é pioneira neste segmento, garantindo o aperfeiçoamento dos processos produtivos”, explica Fábio. 

“Atualmente, a Valmet América do Sul atende um amplo número de empresas do setor no Brasil, Chile, México e Peru e percebemos que o setor de energia limpa vem demandando aplicações cada vez mais dedicadas. Nosso segmento de Pesquisa & Desenvolvimento tem como prioridade no desenvolvimento de processos para energias renováveis”, finaliza.