10 frases que todo líder deve (ou deveria) excluir de seu vocabulário

Perfil de líder autoritário é totalmente desapropriado no novo modelo de relação de trabalho

Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Você não fez mais que sua obrigação. Já vai embora? Está desmotivado? É bem possível que você já tenha ouvido algumas destas frases pelo menos uma vez na vida, seja no ambiente corporativo ou proferida por alguma pessoa. Só que essas expressões estão cada vez mais sendo abolidas do vocabulário corporativo em função dos novos modelos de lideranças e gestão, que incluem a empatia, o respeito e o acolhimento.

“Não há mais espaço para aquele tipo de chefe mandão, em que apenas a palavra dele prevalece. Hoje o tom autoritário é totalmente desapropriado e fora de contexto. Um líder de verdade precisa estar atento à sua equipe, ter inteligência emocional para entender toda a diversidade que está à sua volta. É muito importante que o gestor seja um exemplo a ser seguido.

A figura do patrão mandatário não cabe mais nas atuais relações de trabalho. Os funcionários buscam compartilhar suas ideias e experiências, além de serem reconhecidos por isto. O chefão que é linha dura precisa rever seus conceitos e buscar um tom mais conciliador e pacificador, entre outras práticas de liderança e gestão”, explica Rodrigo Casado, CEO da Localfrio, uma das maiores empresas de logística integrada do país.

Outro aspecto que passou a ser amplamente debatido e alterado na relação de trabalho entre líderes e subordinados é o assédio moral.

Se antes era comum um relacionamento trabalhista ser pautado por agressões verbais e ofensas morais, hoje esse tipo de atitude passou a ser totalmente descabida e passível de judicialização. “Os líderes devem ter equilíbrio emocional e sensibilidade na relação que estabelece com sua equipe. O gestor é muito mais cobrado por resultados, mas isto não quer dizer que ele tem o direito de colocar seus subordinados em situações constrangedoras, fazendo-se valer do seu cargo para obter indicadores de sucesso a qualquer custo. O líder deve ser um inspirador e ter sua equipe na mão. Se as pessoas que trabalham ao lado dele não se sentem confortáveis, é hora de reavaliar”, diz Ricado Basaglia, CEO do PageGroup, uma das maiores companhias especializadas em recrutamento executivo.


Continua depois da publicidade


Quem também está atento às novas formas de liderança é Thomaz Menezes, CEO da It’sSeg Company, uma das maiores corretora de seguros do país especializada em gestão de benefícios. De acordo com o presidente, frases com essa conotação vexatória só servem para desmotivar times e “satisfazer o ego” de quem a profere. “É uma atitude antiquada, inapropriada e grosseira. As pessoas são movidas por ideias, inspirações e atitudes positivas. Quem procura agir do contrário, buscando o conflito, a desestabilização e o caos, certamente vai colher o que plantou”, analisa.

Veja abaixo 10 exemplos de frases altamente tóxicas:

1. Manda quem pode, obedece quem tem juízo!

2. Você é pago pra trabalhar e não pra dar opinião!

3. Aqui, funcionário tem hora pra entrar, mas não tem hora pra sair!

4. Quer se divertir? vai pra Disney!

5. Você não fez mais que sua obrigação!

6. Eu sou assim e o time que se adapte a mim

7. Na minha época era diferente hoje tudo isso é mi-mi-mi

8. Já vai embora? Está desmotivado?

9. Amizade se faz no clube

10. Trate os assuntos como se você fosse dono, mas lembre-se que o dono sou eu

Imagem de capa: Depositphotos