Série estendida de mancais solares da igus promete vida útil de mais de 72 anos

Uma economia que está crescendo atualmente é a indústria fotovoltaica. Somente no primeiro semestre de 2020, 20% mais fábricas foram colocadas em operação na Alemanha do que em 2019. Isso é demonstrado pelos números da Associação Federal da Indústria Solar Alemã. A energia solar não é usada apenas na Alemanha, mas em todo o mundo. Na Espanha, os sistemas fotovoltaicos são responsáveis por 19% da geração de eletricidade.

Os fabricantes de tais campos fotovoltaicos estão enfrentando uma concorrência crescente e pressão de custos. Os custos de produção de eletricidade devem ser muito baixos e a utilização dos módulos muito alta. Para isso, cada vez mais operadores estão recorrendo a módulos bifaciais que captam a luz incidente não apenas pela frente, mas também pela parte de trás do módulo.

Para tornar o mancal de painéis solares seguro em tubos quadrados, a igus desenvolveu a série ESQM de mancais igubal, uma solução confiável e testada feita de polímero de alto desempenho. “Devido à alta demanda por nossos mancais na indústria solar, agora estendemos nossa série para incluir os tamanhos 100x100 mm e 140x140 mm. Nas dimensões 110x110 mm e 120x120 mm, o mancal já é utilizado 500.000 vezes em tubos quadrados em todo o mundo. Com os novos tamanhos, podemos agora oferecer a outros fornecedores uma solução duradoura”, explica Richard Won, Ggerente industrial de Energias Renováveis da igus GmbH.

Teste confirma: mancais duram 72 anos

O mancal igubal consiste em um alojamento de polímero feito de igumid G e uma esfera de iglidur J4. Os tribopolímeros garantem que o mancal seja resistente a raios ultravioleta e isento de corrosão. Além disso, o mancal é completamente isento de lubrificação, o que o torna insensível a poeira e sujeira e isenta de manutenção.


Continua depois da publicidade


Ao mesmo tempo, compensa facilmente os desalinhamentos causados por uma superfície irregular, por exemplo. No laboratório de testes de 3.800 metros quadrados da própria empresa, a vida útil, a resistência ao desgaste e a capacidade de carga foram examinadas sob cargas reais da sequência de movimento diário, simulada em um lapso de tempo. O número de movimentos conseguidos com uma carga de 1,5 toneladas corresponde a uma vida útil de 72 anos.

É por isso que a igus garante uma vida útil de 25 anos, o que corresponde à vida útil padrão de um módulo solar.