Gühring oferece soluções sob medida para a indústria de caminhões

A Gühring tem um amplo portfólio de ferramentas robustas e de alta tecnologia para atender este setor.

Potência, durabilidade, desempenho, robustez, segurança e baixo consumo de combustível. É o que se espera de um caminhão para transportar cargas pesadas, que dependendo de sua configuração pode chegar a mais de 800 mil reais. Mas para chegar a esse denominador comum a indústria vem investindo muito em novos motores, câmbios automatizados, eixo, chassis, tecnologias híbridas e muito conforto para o usuário. Para acompanhar esse segmento é preciso estar up to date com ferramentas robustas, de alta tecnologia e muitas vezes feitas sob medida para os clientes. No ano passado, foram fabricados mais de 158 mil veículos, uma alta na produção de 74,6%, sendo que as vendas cresceram 43,5% entre modelos pesados e semipesados

A Gühring Brasil tem um portfólio de soluções inovadoras para usinagem de bloco de motor, cabeçote, virabrequim, cubos de roda, manga de eixo, carcaça de transmissão, entre outros componentes, que já são utilizadas pelas montadoras e autopeças fabricantes de caminhões e ônibus no Brasil e no exterior.

As soluções de destaque são as brocas da linha Exclusive Line, como a RT 100 R, e a RT 100 T para usinagem de ferro fundido e, principalmente, o ferro fundido vermicular. As brocas canhão são bastante utilizadas pelo setor, como é o caso da linha EB 80, ZB 80 e a novíssima VB 80, de quatro cortes, para furos profundos. Também figuram na lista de produtos a família de brocas intercambiáveis HT 800 para usinagem de aço, aço inoxidável, ferro fundido e alumínio e a família de alargadores HR 500 Cast para usinagem de ferro fundido.

Uma das peças principais do motor de um caminhão, o bloco sustenta os principais componentes do motor. Tão importante quanto bloco do motor, o cabeçote é uma peça que tem como função comandar a passagem do ar e do combustível para dentro dos cilindros. São peças robustas, produzidas normalmente em ferro fundido para este setor industrial. As ferramentas da Gühring, como as brocas RT 100 U, RT 100 T, HT 800, VB 80, ZB 80, machos de metal duro e os alargadores HR Cast são indicadas para usinagem destes componentes, e precisam ser tão vigorosas quanto o material a ser usinado. Além disso proporcionam aumento de produtividade, menor tempo de set-up e alta vida da ferramenta de corte.


Continua depois da publicidade


Para outros componentes como manga de eixo, cubo de roda e biela, por exemplo, fabricados em aço, a Gühring oferece um leque de opções que deverão aumentar sua produtividade, com menor tempo de set-up e substancial redução de custos. Para componentes produzidos em alumínio, como é o caso da carcaça de transmissão, cárter e tampa do motor, a Gühring disponibiliza uma série de ferramentas, como machos em metal duro, a broca RT 100 ALU, ferramentas de PCD e os alargadores HR 500 Carbo.

A Gühring tem um extenso portfólio de ferramentas de fresamento PCD e PCBN que também são bastante utilizadas nessa indústria. “São mais de 40 anos de experiência com esse tipo de produto. Hoje 95% das ferramentas PCD/PCBN são projetadas como ferramentas especiais em mútua cooperação com os clientes da empresa”, ressalta Neider Oliveira Soares, coordenador de engenharia e Inteligência de Mercado, da Gühring Brasil, empresa global com mais de 120 anos de experiência na produção de ferramentas rotativas.

Imagem: Divulgação/Gühring
* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM