Eletra amplia produção de ônibus elétricos no país

A Eletra Industrial anunciou recentemente que, a partir do segundo semestre, terá capacidade para produzir 150 ônibus elétricos e híbridos por mês, ou até 1.800 veículos por ano. Conforme publicado no site da empresa, o novo endereço possui 27 mil m² e está localizado na Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

A expansão tem como objetivo posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados. “Nossa meta é ser a maior montadora brasileira de veículos elétricos para transporte de passageiros e de carga, com tecnologia inteiramente nacional”, disse Milena Braga, CEO da companhia.

Com inauguração prevista para o mês de julho, atualmente, a nova sede está sendo modificada para receber todas as divisões industriais e as linhas de montagem. 

Segundo Iêda de Oliveira, diretora executiva da Eletra, com a nova fábrica, a empresa terá potencial para atender a alta demanda por ônibus elétricos dos vários municípios que aprovaram leis e programas de troca de frotas a diesel por frotas de baixa emissão.

“Somos pioneiros em tecnologia de tração elétrica e transporte sustentável de passageiros, e conhecemos bem as condições reais de operação no Brasil. Vamos agora multiplicar nossa capacidade produtiva e oferecer aos operadores a mais diversificada e confiável linha de produtos do mercado”, afirma.

Embora o foco da Eletra seja o Brasil, segundo Sivestre Sousa, a empresa também visa o crescente mercado latino-americano. “Temos mantido contatos com operadores da Argentina, Equador, México e outros países. Todos demonstram grande interesse em trabalhar com uma empresa de ônibus elétricos com a tradição de qualidade da indústria brasileira desse setor”.