Portal integra empresários e pesquisadores

Fonte: Abdi - 31/10/07
   
Aproximar empresários e pesquisadores. Com este objetivo foi criado o Portal Inovação, uma ferramenta do Governo Federal que disponibiliza uma plataforma eletrônica voltada à pesquisa de oportunidades de negócios e registro de demandas tecnológicas. O Portal, gerenciado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), é um dos 180 instrumentos da Política Industrial Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE).

Criado em 2004, o Portal conta com um banco de dados onde estão registrados especialistas de áreas diversas, empresas, grupos de pesquisas e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTI). Ao se cadastrar, o empresário pode buscar o especialista mais indicado para solucionar gargalos em seus negócios. Da mesma maneira, especialistas e pesquisadores podem divulgar seus conhecimentos e linhas de pesquisa. A idéia é que este cruzamento possibilite o fechamento de parcerias.

Segundo o administrador do Portal Inovação, Osvaldo Spíndola, a ferramenta está em nova fase esse ano. "Estamos fazendo mudanças e modernizando para que o cruzamento de dados seja cada vez mais eficiente". A ABDI confere a veracidade de todas as informações cadastradas pelas empresas, especialistas ou ICTIs.

Na Bahia já são 41.752 especialistas, 728 grupos de pesquisa, 116 empresas e 25 ICTIs cadastrados no Portal Inovação. Os interessados em obter mais informações sobre a ferramenta podem comparecer à Federação das Indústrias da Bahia, onde acontece o 20º Seminário da Rede Nacional de Agentes de Política Industrial (RENAPI), iniciativa da ABDI. Dúvidas também podem ser esclarecidas por meio link do Portal Inovação no endereço eletrônico da ABDI (www.abdi.com.br).