Multinacionais investem em soluções sustentáveis para ganhar eficiência energética

Eficiência energética como um desafio da indústria foi discutida por empresários brasileiros em webinar.

Conscientização energética e boa administração de recursos foram os temas defendidos pelos especialistas que participaram de webinar promovido pela Veolia. Conduzido por José Renato Bruzadin, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Industriais e Serviços Energéticos na Veolia Brasil, o evento abordou a forma como a indústria utiliza energia e apresentou soluções abrangentes para a gestão de recursos. Os convidados discutiram medidas como a otimização de processos, troca de matriz e fontes, recuperação e circularidade, via, por exemplo, o aproveitamento de resíduos provenientes de processos produtivos.

Ao abrir o debate, José Renato Bruzadin destacou os principais desafios da indústria, entre os quais, a gestão otimizada de recursos energéticos, como água e matéria prima, cujas opções estão cada vez mais restritas.

“É preciso encontrar soluções que promovam a melhoria ao acesso desses recursos, assim como a sua preservação e renovação”, afirmou. O executivo também chamou a atenção para os projetos de eficiência energética, desenvolvidas pela Veolia, como a produção de energia-verde para a diversificação e descarbonização de matrizes, a operação eficiente com aproveitamentos (com cogeração, por exemplo) e controle de desperdício, além de ferramentas de controle e monitoramento.

Robson Casali, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Energia da Braskem explicou a importância da combinação de soluções para atender diferentes locais. “Essa complementaridade é muito importante, pois nem sempre a solução adotada em determinado lugar poderá ser replicada no outro. Há processos em que a eletrificação é puxada a partir de energia renovável, enquanto em outros requer o calor de uma chama, um combustível disponível, daí o biometano pode entrar como alternativa”, avalia.


Continua depois da publicidade


Em seguida foi a vez de Renato Accessor, Diretor Executivo de Operações da Camil Alimentos, que possui 92% da energia utilizada proveniente de fontes renováveis, como eólica e solar. Atualmente a empresa vem trabalhando para se tornar autossustentável, com ações direcionadas a maximização de valorização energética de resíduos na geração de energia limpa em suas plantas. Para isso, está implantando um projeto em parceria com a Veolia para a construção, operação e manutenção de uma usina de cogeração no interior do Rio Grande do Sul. “Vamos contribuir com a economia circular, destinando parte do volume da nossa produção para as nossas caldeiras. Com esse novo projeto, a Camil pretende se tornar autossustentável."

Outro ponto abordado pelo Diretor foi o desenvolvimento de uma nova modelagem para a redução de consumo energético, que inclui a otimização de processos, geração térmica e a maximização de ganhos por meio de energia renováveis. Como resultado, está a melhora na pegada de carbono e a redução de encargos tributários.

Na parte final do webinar, os convidados responderam às perguntas dos participantes sobre temas referentes ao setor industrial, como melhor utilização de energia elétrica, aumento da capacidade produtiva a partir de iniciativas sustentáveis, economia circular, redução de consumo, entre outros. A gravação está disponível no canal da Veolia no Youtube.