Dassault Systèmes apresenta futuro quadro de liderança

O presidente atinge em 2023 idade de aposentadoria, e companhia adianta as mudanças

A Dassault Systèmes apresenta sua futura estrutura de governança antes da mudança prevista para o dia 9 de janeiro de 2023, quando o presidente do Conselho de Administração, Charles Edelstenne, atingirá a idade de aposentadoria para seu cargo, conforme estipulado no estatuto social da empresa.

O Conselho de Administração se reuniu no dia 26 de abril de 2022, por recomendação do Comitê de Remuneração e Nomeação, e formalizou os próximos passos de seu plano de sucessão, cuidadosamente elaborado ao longo de vários anos, alinhado à estratégia de longo prazo da Dassault Systèmes. O Conselho de Administração recomenda à Assembleia Geral Anual de Acionistas, marcada para o dia 19 de maio de 2022, que os mandatos de Charles Edelstenne, Bernard Charlès e Pascal Daloz, que expiram nesse dia, sejam renovados. 

Se estes prazos forem renovados, o Conselho, que será convocado ao final da Assembleia Geral de 19 de maio de 2022, deliberará sobre a renovação do prazo do mandato de Charles Edelstenne como Presidente do Conselho de Administração até o dia 9 de janeiro de 2023, após o qual ele permanecerá como Diretor e se tornará Presidente Honorário; a renovação do prazo do mandato de Bernard Charlès, Vice-Presidente do Conselho de Administração e CEO, até o dia 9 de janeiro de 2023, após o qual, ele se tornará Presidente e CEO. Bernard Charlès foi nomeado Vice-Presidente do Conselho em 2016. Por fim, nomear Pascal Daloz como Diretor-Geral Delegado, com efeito a partir do dia 9 de janeiro de 2023.

Em 2020, Pascal Daloz foi nomeado Chief Operating Officer (Diretor de Operações) e Chief Financial Officer (Diretor Financeiro) e, nesta qualidade, ele chefia o Comitê Executivo de Operações. Desde janeiro de 2022, Rouven Bergmann é o Vice-Presidente Executivo e Chief Financial Officer (Diretor Financeiro), permitindo que Pascal Daloz se concentre em sua missão como Diretor de Operações. Pascal Daloz também é membro do Conselho de Administração da Dassault Systèmes.


Continua depois da publicidade


Laurence Daures-Lescourret, Diretora independente e Presidente do Comitê de Remuneração e Nomeação, foi nomeada Conselheira Independente Chefe em 15 de março de 2022. Suas missões incluem organizar o trabalho de Diretores independentes, organizar a avaliação das operações do Conselho e prevenir e administrar quaisquer possíveis conflitos de interesse relativos aos Diretores. 

Charles Edelstenne, Presidente do Conselho da Dassault Systèmes, diz: “Bernard Charlès está comigo há mais de 35 anos e desempenhou um papel essencial como CEO e Vice-Presidente do Conselho, no desenvolvimento da Dassault Systèmes e no desenho e implantação de sua estratégia e visão. Ele tem sido a força motriz por trás das grandes transformações que moldaram a indústria e promoveram o crescimento da empresa. A Dassault Systèmes sempre estabeleceu uma base sólida para o futuro, garantindo a continuidade gerencial e combinando os talentos de diferentes gerações de líderes. Hoje, tenho orgulho que o Bernard personifique a Dassault Systèmes e confio nele para liderar o desenvolvimento contínuo de nossa empresa”.

Bernard Charlès, Vice-Presidente do Conselho e Diretor Executivo da Dassault Systèmes, diz: “Nosso trabalho conjunto ao longo de quase duas gerações nos permitiu aprender um com o outro e apreciar o confronto de ideias, o que nos ajudou a desenvolver a presença global da Dassault Systèmes. Continuarei a aplicar este mesmo princípio ao novo conjunto que formei com Pascal Daloz por mais de 20 anos. Gostaria de agradecer sinceramente ao Charles por continuar como membro do Conselho e a participar de nosso trabalho durante os próximos anos. Sou muito grato a todo o Conselho de Administração e à família Dassault por sua confiança e forte apoio. Compartilhamos a mesma crença principal: que o poder dos universos virtuais impulsiona o progresso para empresas, pacientes, consumidores, cidadãos e muitos outros públicos de interesse. Em conjunto com toda a equipe de gestão, continuaremos a desenvolver a empresa, ajudando nossos clientes a criarem novas soluções na Economia da Experiência e concebendo soluções práticas de desenvolvimento sustentável. Estaremos, portanto, fortalecendo a contribuição da Dassault Systèmes para três setores principais da economia: Indústrias Manufatureiras, Ciências da Vida e Saúde, e Infraestrutura e Cidades”.