Bridgestone adota segurança ecológica na indústria

Fonte: Automotor - 30/10/07    

A utilização dos recursos naturais é um processo de grande importância no processo de fabricação de pneus da Bridgestone Europa. Detentor da certificação ISO 14001, este fabricante sediado em Bruxelas, tem se esforçado quando o assunto é meio ambiente.

Resultado da sua aposta ecológica, a Bridgestone conseguiu reduzir em cerca de dois terços a emissão das misturas voláteis orgânicas (benzeno, benzina, hexana, ácido fénico, ácido butírico e octanol), quando comparada com os níveis de 2003. Além disso, desde 1990 – ano de referência do Protocolo de Quito -, a energia necessária para o processo de fabricação dos pneus diminuiu de 17 para 8,9 gigajoules por tonelada de pneus produzidos em 2006 –  contribuindo para a diminuição de emissão de gases de estufa no processo industrial. Também o consumo de água no processo de fabricação de pneus foi reduzido em um terço nos últimos quatro anos.

O desperdício industrial gerado foi reduzido em mais de 20% nos últimos dois anos. Em 2006 quase 64% do desperdício industrial, tal como borracha, têxteis, metal, pneus velhos e material de acondicionamento ou foi reciclado ou reutilizado para produzir energia.

A Bridgestone, em parceria com a FIA Foundation, também adotou a iniciativa de segurança rodoviária “Pense Antes de Conduzir” para verificar os pneus de 30 mil veículos em 19 países europeus, em termos de pressão e de perfil, ciente dos malefícios das pressões baixas nos pneus. Em 42% dos veículos verificados, pelo menos um pneu tinha uma pressão inferior ao valor recomendado. Apenas 6% dos veículos tinham a pressão correcta nos quatro pneus.

Tópicos: