ZEMA Numerika G800 Plus: Carro-chefe da Junker será destaque na Feimec

Setup rápido para produção seriada de pequenos lotes, operação flexível e inúmeras possibilidades de aplicação. Tudo isso faz da retificadora cilíndrica externa CNC ZEMA Numerika G800 Plus um dos carros-chefes do Grupo Junker no Brasil. A máquina estará em exposição na Feimec 2022, de 3 a 7 de maio, em São Paulo, onde os visitantes poderão conhecer também outras tecnologias da companhia. 

A retificadora de rebolos convencionais é especializada na produção em série de uma grande variedade de peças. No comando CNC podem ser arquivados diversos programas, para as mais variadas famílias de peças. Como resultado, o processo de produção de uma peça poderá ser trocado com rapidez para o de outra peça. A máquina pode ser utilizada com um sistema automático opcional de carga e descarga, permitindo um processo de produção sem interferências. Com as suas robustas retificadoras de rebolos convencionais, a Numerika G800 Plus representa um excelente complemento às linhas de retificadoras de alta velocidade CBN da Junker.

Os rebolos de retificação da G800 Plus podem ser facilmente substituídos para a usinagem de materiais duros. A troca de rebolos convencionais para diamantados é bem-sucedida após passos simples. Em sua configuração standard, essa retificadora cilíndrica externa possui uma base de máquina robusta, guias hidrostáticas e cabeçotes de retificação com mancais hidrostáticos ou rolamentos de alta precisão. Comando de fácil utilização com todos os seus menus intuitivos permitem uma retificação precisa com rebolos convencionais. O resultado são peças com excelente qualidade de superfície.


Continua depois da publicidade


A Numerika processa de forma precisa e confiável várias peças, flanges e espigas de virabrequins, turbo compressores e eixos de transmissão. Além disso, os clientes se beneficiam da assistência técnica mundial.

Na Feimec, a Junker irá expor a retificadora cilíndrica CNC Numerika G800 Plus, que tem as seguintes características técnicas:

Capacidade

Diâmetro máximo da peça: 450 mm
Comprimento máximo Retificável: 800 mm
Distância máxima entre pontos: 900 mm
Altura dos centros: 230 mm
Peso máximo entre ponto: 120 kg
Inclinação máxima da mesa: 0 graus

Cabeçote porta rebolo externo

Diâmetro standard do rebolo: 610x203,2 mm
Largura do rebolo: 120 mm
Velocidade periférica: 45 (60) m/s
Potência do motor: 15 kW
Inclinação máxima do rebolo: 0-30 graus

Carro trasnversal hidrostático

Curso total: 235 mm
Velocidade máxima: 6 m/min
Incremento mínimo: 0,1 μ

Carro longitudinal hidrostático

Curso total: 900 mm
Velocidade máxima: 12 m/min
Incremento mínimo: 0,1 μ

Cabeçote porta peças ponto fixo ou universal

Velocidade variável: 20-600 rpm
Inclinação máxima: 90 graus
Cone interno: Morse 5
Carga máxima admissível: 100 Nm

Contra ponto

Cone interno: Morse 4
Curso do mangote: 35 (60) mm
Correção micrométrica da cilindricidade:  +/- 0,15 mm

Potência e peso

Potência total instalada: 25 kW
Peso total da máquina: 8.000 Kg