Schmersal anuncia programação completa do Fórum Abril Seguro 2022

Série de lives acontecerá em todas as terças-feiras do mês de abril, às 20h

Líder mundial em sistemas de segurança para máquinas e equipamentos nos mais variados ambientes industriais, inclusive para instalações elétricas em áreas classificadas e em controladores para operação de elevadores comerciais e residenciais, a Schmersal anuncia a segunda edição do Fórum Abril Seguro. O evento, que será transmitido ao vivo todas as terças-feiras de abril a partir das 20 horas, consistirá em uma série de lives que serão realizadas com a participação de especialistas da empresa esclarecendo dúvidas e compartilhando informações sobre operações seguras em segmentos específicos.

A partir de quatro macro assuntos propostos pela multinacional alemã, foi realizada uma votação junto ao público para a definição de temas relacionados a cada um deles para serem apresentados em cada dia de exibição do evento. Além de itens sugeridos previamente, os votantes puderam contribuir com o envio de sugestões de outros tópicos que também serão tratados e respondidos ao vivo.

Programação

Na última terça-feira (5), a live tratou o tema NR12 em áreas classificadas, abordando questões como “O que deve ser analisado na apreciação de risco máquinas em áreas classificadas”, “Quais são os desafios para adequação da NR 12, seguindo os procedimentos de trabalho da NR 10 em máquinas em áreas classificadas”, entre outras. Eativeram presentes nesse debate Ricardo Zanata, Especialista em áreas classificadas; Leandro Ducioni, Consultor e Instrutor técnico de segurança e áreas classificadas; e João Paulo da Silva, Consultor e Instrutor técnico de segurança e áreas classificadas da Schmersal.

Na próxima terça-feira (12), a apresentação abordará a Integração de sistemas seguros na Indústria 4.0 e contará com a participação de José Amauri Martins, Especialista em NR12; Jamile Zarif, Coordenadora de produtos; Guilherme Mendes, também Coordenador de produtos; e Fernando Lima, da equipe de Suporte Técnico da empresa. Alguns dos temas que serão debatidos são “Como avaliar se uma máquina está ou não segura de acordo com a NR12?”, “Como a Segurança Industrial está associada à Indústria 4.0?” e “Como a tecnologia dos dispositivos pode garantir mais segurança e aumentar a produtividade de suas máquinas”.

Já no dia 19, os temas do encontro serão sobre: Os desafios da segurança na indústria pesada, que dedicará uma atenção especial para tópicos específicos do setor de mineração. Entre as principais questões a serem discutidas estão “Quais os ganhos no processo de filtragem de rejeitos a seco para garantir a segurança de barragens?”, “Como a evolução tecnológica da indústria 4.0 está presente na mineração?” e “Como operar um transportador de correia de forma segura?”. Os especialistas que apresentarão estes e outros temas são Luciano Perry, Especialista em soluções para mineração; Luciano Siqueira, Consultor técnico de segurança em mineração e indústria pesada; e Sérgio Cortez, Consultor técnico de segurança em mineração e indústria pesada.

Por fim, concluindo o Fórum Abril Seguro, em 26 de abril acontece a live Segurança na modernização de elevadores. Dúvidas sobre “Como garantir a segurança na modernização de elevadores”, “Quais são as vantagens e os benefícios de um elevador modernizado” e “Como escolher os componentes adequados em uma modernização”, por exemplo, serão esclarecidas pelos especialistas da Schmersal.

Para se inscrever gratuitamente no evento e garantir sua participação, basta acessar o site do Fórum e fazer a inscrição nas datas de interesse.