Sony e Honda devem criar joint venture para desenvolvimento e venda de veículos elétricos

A Sony Group Corporation e a Honda Motor Co., Ltd. anunciaram na última sexta-feira (4) que concordaram em aprofundar a discussão e explorar a formação de uma aliança estratégica que visa criar uma nova era de mobilidade e serviços de mobilidade. Especificamente, as duas empresas assinaram um memorando de entendimento que descreve sua intenção de estabelecer uma joint venture ("Nova Empresa") por meio da qual planejam se envolver no desenvolvimento e venda conjuntos de veículos elétricos a bateria (EVs) de alto valor agregado e comercializá-los em conjunto com a prestação de serviços de mobilidade.

As duas empresas prosseguirão com as negociações para a execução de vários acordos vinculativos definitivos, incluindo um acordo de desenvolvimento conjunto e um acordo de joint venture, com o objetivo de estabelecer a Nova Empresa em 2022, sujeito à assinatura dos acordos definitivos e aprovações regulatórias relevantes.

Esta aliança visa reunir as capacidades de desenvolvimento de mobilidade da Honda, tecnologia de fabricação de carrocerias de veículos e experiência de gerenciamento de serviço pós-venda cultivada ao longo de muitos anos, com a experiência da Sony no desenvolvimento e aplicação de tecnologias de imagem, sensoriamento, telecomunicações, rede e entretenimento, para realizar uma nova geração de mobilidade e serviços que estão intimamente alinhados com os usuários e o ambiente e continuam a evoluir no futuro.

"Através desta aliança com a Honda, que acumulou vasta experiência global e conquistas na indústria automobilística ao longo de muitos anos e continua a fazer avanços revolucionários neste campo, pretendemos construir nossa visão de 'tornar o espaço de mobilidade emocional' e contribuir para a evolução da mobilidade centrada na segurança, entretenimento e adaptabilidade", comenta Kenichiro Yoshida, Representante Executivo Corporativo, Presidente, Presidente e CEO, Sony Group Corporation.


Continua depois da publicidade


As empresas esperam que a Nova Empresa planeje, projete, desenvolva e venda os EVs, mas não possua e opere instalações de fabricação, portanto, a Honda deverá ser responsável por fabricar o primeiro modelo de EV em sua fábrica de veículos. Espera-se também que uma plataforma de serviços de mobilidade seja desenvolvida pela Sony e disponibilizada para a Nova Empresa. As vendas do primeiro modelo de EV da New Company devem começar em 2025. 

"A Nova Empresa terá como objetivo estar na vanguarda da inovação, evolução e expansão da mobilidade em todo o mundo, adotando uma abordagem ampla e ambiciosa para criar valor que exceda as expectativas e imaginação dos clientes, tecnologia de ponta e know-how em relação ao meio ambiente e segurança, alinhando os ativos tecnológicos de ambas as empresas. Embora Sony e Honda sejam empresas que compartilham muitas semelhanças históricas e culturais, nossas áreas de atuação tecnológica são muito diferentes. Portanto, acredito que esta aliança que reúne os pontos fortes de nossas duas empresas oferece grandes possibilidades para o futuro da mobilidade", diz Toshihiro Mibe, Diretor, Presidente, Representante Executivo e CEO da Honda Motor Co., Ltd




Comentários