Aquecimento Global no foco das empresas

O aquecimento global e a biodiversidade", esse é o tema que estará em debate no o III Diálogos Sustentáveis, que acontecerá no dia 26 de outubro, em São Paulo.

Fonte: Envolverde - 24/10/07

O aquecimento global e a biodiversidade", esse é o tema que estará em debate no o III Diálogos Sustentáveis, que acontecerá no dia 26 de outubro, em São Paulo.

São Paulo, SP - " Promovido pelo Funbio - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, com o patrocínio da Alcoa, o evento pretende discutir como o aquecimento global ameaça a biodiversidade e quais as alternativas para mitigar estes efeitos.

Um dos objetivos do encontro é trazer para a pauta das empresas e instituições a discussão sobre como a conservação de florestas pode ser uma alternativa estratégica para a redução dos efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade. Oportunidades de negócios, o papel das empresas frente a uma nova realidade de produção, entraves, tendências, vantagens e desvantagens da medida serão assuntos tratados sobre diferentes óticas de acadêmicos, empresários e autoridades governamentais.

O evento foi criado para incentivar o envolvimento das empresas brasileiras com a conservação da natureza. A escolha do tema se dá em momento oportuno de discussão sobre aquecimento global e desmatamento, já que a devastação das florestas tropicais é responsável por um quinto das emissões globais de carbono na atmosfera, principal gás causador do efeito estufa. As alternativas para reduzir o desmatamento, já que esta ação não foi contemplada pelo protocolo de Kyoto, podem resultar, além da redução de emissões, em atividades lucrativas para as empresas.

Don J. Melnick, professor do Departamento de Ecologia, Evolução e Biologia Ambiental e Diretor Executivo do Centro para Pesquisa Ambiental e Conservação (CERC) da Universidade de Colúmbia (EUA) e Gonzalo Castro, Diretor-gerente para as Américas do "Sustainable Forestry Management", são os convidados internacionais do III Diálogos Sustentáveis.

Participam, também, como palestrantes, o secretário-geral do Funbio, Pedro Leitão, que fará o painel de abertura do encontro e Sergio Barbosa Serra, Embaixador Extraordinário para Mudança do Clima do Ministério das Relações exteriores. Israel Klabin, presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Leonel C. Mello, responsável pelo setor Florestal da EcoSecurities Brasil e Carlos Eduardo Frickmann Young, coordenador do Grupo de Economia do Meio Ambiente (GEMA) do Instituto de Economia da UFRJ, participam do evento como debatedores.

Veja a programação completa do evento:

9h30 às 10h – Credenciamento e Café da manhã.

10h – Painel Inaugural: Pedro Leitão – Secretário Geral do Funbio

10h15 às 11h15 – Painel II - O Aquecimento Global e a Biodiversidade.

- Don Melnick – Diretor do Center for Environment, Economy, and Society da Universidade de Columbia (EUA).
- Gonzalo Castro – Diretor da Sustainable Forestry Management (EUA).
- Sergio Barbosa Serra – Embaixador Extraordinário para Mudança do Clima – Ministério das Relações Exteriores.

11h15 às 11h30 – Coffee Break

11h30 às 12h – Perguntas realizadas pelos debatedores convidados.

- Israel Klabin – Presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.
- Leonel Mello – Responsável pelo Setor Florestal da Ecosecurities Brazil.
- Carlos Eduardo Young – Professor de Economia do Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12h às 12h50 – Plenária de debate com a participação da platéia.

12h50 às 13h – Considerações finais e encerramento do evento.

O evento tem inscrições limitadas. Clique aqui para a inscrição: http://www2.funbio.org.br/mailling/etapa1.asp?id_evento=6