Tecnologias em máquinas e equipamentos possibilitam melhorias nas indústrias de transformação do plástico

A Interplast 2022 – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico, que será realizada de 5 a 8 de abril, em Joinville, reúne um acumulado de três anos de lançamentos em máquinas e equipamentos, considerando que a feira não foi realizada no período da pandemia. As inovações passam a ser uma importante alternativa para as indústrias de transformação do plástico investirem na modernização dos parques fabris e melhorias dos processos.

A Arburg, uma das fabricantes líderes mundiais de injetoras de altíssima qualidade para processamento de plásticos, apresenta na Interplast a injetora elétrica Golden Electric. Poderosas e, ao mesmo tempo econômicas, as máquinas elétricas Arburg tem o dimensionamento perfeitamente graduado e se ajustam a qualquer uma das suas aplicações. A injetora Golden Electric é o modelo básico da companhia, disponível a um excelente preço. Entre os diferenciais, destacam-se os tempos de ciclo seco curtos e os movimentos simultâneos. O enchimento do molde é reprodutível, a demanda de energia excepcionalmente baixa, além dos baixos requisitos de refrigeração e baixo nível de ruído.

Especializada na fabricação de máquinas com tecnologia de fibra óptica, a Welle Laser leva para a Interplast o portfólio de máquinas de marcação e corte laser. As máquinas para marcação e gravação laser atendem os mais diversos mercados, por meio da especialidade de oferecer soluções para marcar polímeros e metais com quatro linhas de máquinas, aderentes a qualquer demanda do cliente.

A Unic Brasil leva para a Interplast máquinas injetoras e plástico e destaca as novas tecnologias para processos de injeção. As injetoras contam com a tecnologia diferenciadas para dosagem elétrica e são flexíveis para uso nos mais diferenciados processos de injeção de peças termoplásticas, com baixo consumo de energia. A máquina em destaque da Único Brasil na feira é da fabricante LK e vem equipadas com tecnologia de servomotores, aplicado na bom hidráulica e na dosagem. Essa característica resulta em uma máquina injetora híbrida e com movimentos simultâneos.


Continua depois da publicidade


A máquina injetora de plástico FIT-280 que opera com simultaneidade de movimentos será o destaque da TSONG na Interplast. A simultaneidade de movimentos combinada com a configuração do conjunto de injeção e acionamento por servo motor, garantem menor tempo de ciclo, aumentando a produtividade com economia de energia elétrica. A série de máquinas injeta de 90 a 1600 toneladas de força de fechamento e o acionamento servo motor resulta em economia de energia de até 75%, comparado às máquinas de motor convencional. A série de injetoras FIT pode ser customizada para qualquer tipo de aplicação, atende às normas de segurança de NR-12 e conta com dois anos de garantia do fabricante.

Os visitantes da Interplast terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as linhas de reciclagem de PE, PP e PET e a estação de tratamento de efluentes industriais da Seibt. Uma linha de reciclagem de PET de 1500Kg/h é capaz de reciclar aproximadamente 45.000 garrafas PET por hora. A estação de tratamento de efluentes industriais da Seibt é um sistema desenvolvido para tratamento, reuso e emissão correta do efluente líquido e do lodo gerado no processo de reciclagem de plásticos.

A Cortadeira Rebobinadeira Vemax VRXS STDH é o lançamento que a Vemax leva para o estande da Interplast. O equipamento de alta performance conta com eixos diferenciais e foi desenvolvida para trabalhos pesados com papel, filmes plásticos ou autoadesivos. A tecnologia avançada, segurança, qualidade e inovação estão agregadas aos produtos Vemax fornecidos para empresas de embalagens flexíveis, rótulos e etiquetas do mundo inteiro. A cortadeira rebobinadeira Vemax possuem o Sistema integrado de Controle, que através de uma rede interna, possibilita a comunicação direta com o PLC da máquina e com todos os outros componentes eletrônicos. Com essa tecnologia é possível fazer qualquer reparo ou mudança de programação a distância e online.

A célula de produção inteligente contemplando injetora, robô e periféricos, totalmente integrada a indústria 4.0 e com automação, será o destaque da Wittmann Battenfeld em seu estande na Interplast. O produto é voltado para os transformadores de plástico por injeção. Com a indústria 4.0 é possível estabelecer a comunicação entre os equipamentos de fabricação, produtos e seus componentes para alcançar uma produção eficiente e personalizada. A célula de produção conta com tecnologia da biblioteca modular Wittmann 4.0, que contempla inúmera possibilidades. O foco é voltado para funções inteligentes para auto-otimização dos aparelhos individuais, uma plataforma uniforme para transmissão de dados entre a injetora e os periféricos da Wittmann, vários módulos para serviço e manutenção, além da facilidade de integração em um sistema MES.

A presença da SIMCO máquinas na Interplast será uma oportunidade para as indústrias do segmento plástico conhecerem de perto as máquinas de alta tecnologia, conectadas com a indústria 4.0. A SIMCO apresenta suas linhas em injetoras termoplásticas, periféricos, centro de usinagem e bancada expositora 3D. As máquinas industriais da SIMCO são voltadas para os segmentos de usinagem, transformação de plástico e impressão 3D.

Especializada na produção de termoformadoras, a MTF lança na Interplast seu novo modelo de termoformadora de alta produção para o segmento de embalagens. Os equipamentos de alta tecnologia e performance, contam com um novo visual e estrutura de rápida assistência técnica para toda a América Latina. As termoformadoras foram desenvolvidas com tecnologia 100% nacional de alto desempenho e produtividade, o que reduz o consumo de energia em relação a equipamentos com menos tecnologia.

A fabricante de máquinas injetoras de plástico Haitian, leva para a Interplast a terceira geração de injetora com sistema de algoritmos inteligentes. As máquinas com algoritmos inteligentes são preparadas para integração MES e o futuro Learning Machine. Com a terceira geração das injetoras Haitian, o cliente adquire um sistema com uma plataforma inteligente, de fácil adaptação e conectividade com os sistemas MES existentes no mercado. A capacidade de personalização permite a integração em processos automatizados, celulares e linhas de produção.

Especializada no desenvolvimento de moldes, a Sulbras aproveita sua participação na Interplast para apresentar ao mercado o novo Centro de Tecnologia de Moldes, com capacidade de produção de moldes de até 10 toneladas. O Centro de Tecnologia de Moldes está equipado com máquinas de última geração e tem capacidade de atuação em todo o processo, do desenvolvimento do molde até o ciclo de aprovação da peça injetada, por meio da equipe técnica altamente qualificada.

Com atuação focada na indústria de transformação do plástico, a CPicolo leva para o estande da Interplast soluções para linhas de extrusão de tubos, filmes, chapas e reciclagem, e o portfólio de periféricos para estas linhas. A empresa representa no mercado brasileiro, os principais fabricantes mundiais como CYCJET, Bayerteq, Econ, FB Balzanelli, iNOEX, Omipa, Rollepaal, Tecnomatic, Tecno System, Tecom e Unicor.

Referência mundial em projetos e fabricação de equipamentos para solda de materiais termoplásticos, a Cemas do Brasil apresentará na Interplast, tecnologias inovadoras no mercado nacional para solda de termoplásticos, como laser e nanoSTAKE. O principal diferencial das tecnologias está na alta produtividade, qualidade estética, repetibilidade e confiabilidade do processo.

A multinacional japonesa Aoki, fabricante de máquinas e moldes para a produção de embalagens plásticas e líder no mercado de embalagens especiais, leva para Interplast a tecnologia de processamento ISBM. A tecnologia permite a moldagem por injeção-estiramento-sopro em estágio único ou ciclo quente, sem reaquecimento de preforma.

Referência no mercado por representar marcas internacionais líderes em soluções e tecnologias para a indústria do plástico, a BY Engenharia expõe máquinas e equipamentos voltados para o aumento de produtividade e qualidade dos produtos. Entre os destaques está o equipamento para cortar e chanfrar tubos de PVC sem remoção de material da italiana SICA, fabricante de máquinas para processar tubos plásticos.

Líder mundial no fornecimento de máquinas e equipamentos de alta tecnologia voltado para indústria transformadora de plástico, a Milacron lança na Interplast, a nova série (-B) da já conceituada linha de máquinas injetoras elétricas Roboshot, controladas por inteligência artificial. Assim como as novas soluções em sistemas de câmara quente e sofisticados controladores de temperatura da canadense Mold Masters. A nova tecnologia de máquinas para moldagem por injeção totalmente elétrica da Milacron, traz maior velocidade de injeção, movimentos mais suaves e silenciosos e ainda mais economia de energia. Sua performance resulta em maior produtividade, maior precisão e qualidade das peças, e baixíssimo custo de manutenção.

Os Chillers da Evacon são resfriadores de líquidos especialmente desenvolvidos para processos industriais, feitos para suportar ambientes extremos, sendo duráveis e confiáveis. Tem como finalidade produzir água gelada de forma eficiente e com baixo custo operacional e de forma totalmente autônoma, pois são construídos com tecnologia de ponta, tendo em seu coração compressores herméticos scroll, condensadores resfriados a ar ou água, evaporador de placas e controle através de painel CLP.

Serviço

Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico
EuroMold – Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentarias, Design e Desenvolvimento de Produtos
Data: 5 a 8 de abril de 2022
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC
Realização: Simpesc (Sindicato da Indústria do Material Plástico de SC)
Organização: Messe Brasil