Sistema de Proteção de Partida para motores monofásicos gera economia para a Indústria

Com patente do fabricante, o Sistema da Hercules garante proteção ao motor contra picos de corrente e proporciona economia de até 90% na manutenção.

Reduzir os custos com operação e aumentar a vida útil   dos equipamentos são dois fatores importantes para a economia da indústria, construção civil, saúde, do agronegócio e outros segmentos que geralmente usam máquinas e equipamentos com motores elétricos em suas atividades, como betoneiras, bombas, compressores, trituradores, ventiladores, moinhos, ordenhadeiras, entre outros.

Com alta robustez, o motor IP 55, por exemplo, que serve para essas aplicações, foi desenvolvido com carcaça de alumínio, o que torna o equipamento leve e de fácil manuseio. Mas, além desses aspectos, o motor monofásico possui um diferencial que garante proteção aos seus componentes: o Sistema Hercules de Proteção de Partida (SHP), patente do fabricante, desenvolvida especificamente para prolongar a vida útil do equipamento.

“O SHP protege o motor contra danos como a queima do capacitor e dos enrolamentos e, caso haja falhas na operação, com esse sistema é possível garantir uma manutenção mais econômica”, explica o diretor da Hercules Motores, Drauzio Menezes, ressaltando que esses motores monofásicos possuem dois capacitores, sendo um de partida e um permanente.

No caso de ambientes com resíduos sólidos ou poeira, o motor IP 44, por exemplo, que também conta com platinado de contato duplo e possui baixa vibração, é outra opção que conta com a vantagem do SHP que possibilita mais partidas consecutivas e até 90% de economia nas manutenções, pois, no caso de falhas graves, o Sistema evita a queima do capacitor ou dos enrolamentos, ação que torna a manutenção mais econômica.

Além dos custos reduzidos com manutenção, os motores monofásicos, dependendo do modelo atendem à tensão entre 110 e 127 V; de 220 até 254 V e de 440 até 508 V, têm alta eficiência, o que representa significativa redução do consumo de energia elétrica e consequentemente contribui para a preservação dos recursos naturais, como a água, uma vez que as usinas hidrelétricas produzem a principal fonte de energia elétrica do país.

Demonstração do Sistema Hercules de Proteção de Partida (SHP). Imagem: Reprodução/YouTube