Stellantis e FIEMG Lab se unem para impulsionar a inovação na indústria com programa de aceleração de startups

Com a parceira, a Stellantis, Indústria do Futuro, terá até seis Provas de Conceito de Startups que podem gerar soluções a serem implementadas na empresa automotiva.

Fortalecendo sua vocação para a inovação e consolidando a meta de tornar-se uma Tech Company, a Stellantis se une ao FIEMG Lab, hub de inovação aberta entre indústrias e startups IndTechs (startups com soluções industriais), mantido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).  Através dessa parceria, a Stellantis apoiará a 4ª Jornada do FIEMG Lab 4.0, através do Programa de Aceleração do Hub FIEMG Lab. Ao todo, 50 startups serão selecionadas em 2022 e contribuirão para o fomento do ecossistema de inovação. As inscrições para o 1º Ciclo da 4ª Jornada do FIEMG Lab 4.0 estão abertas até 21 de fevereiro.

Com a parceria com o Hub FIEMG Lab e apoiando o programa de aceleração, a Stellantis foi designada como Indústria do Futuro, título que significa que a inovação faz parte da estratégia para o futuro da empresa e que estabelece o Hub FIEMG Lab como uma de suas plataformas oficiais de inovação aberta.

Entre os propósitos da Indústria do Futuro estão a conexão com startups para gerar resultados, a abertura de experimentações e novas tecnologias e o fomento ao ecossistema inovador IndTech junto com o FIEMG Lab.

O objetivo do FIEMG Lab, que é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), é que as empresas parceiras encontrem startups com soluções reais para diferentes temáticas. Seu propósito é acelerar o futuro da indústria por meio da inovação aberta com startups.

Podem participar da 4ª Jornada do FIEMG Lab 4.0 as startups que desenvolvam soluções de impacto no setor industrial em alguma das seis verticais:

  • Gestão e otimização de produção;
  • Logística e supply chain;
  • Manutenção e gestão de ativos;
  • Saúde e segurança;
  • Soluções corporativas ou
  • ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).

Os temas de interesse e esperados pelas indústrias parceiras são: soluções para redução de emissões de dióxido de carbono (CO2); maximização da produtividade ao reduzir atividades manuais e desperdícios; Smart Mobility: tecnologias aplicadas à mobilidade urbana; e soluções de backoffice para a indústria. Entretanto, estes temas não se caracterizam como requisitos, todas startups com soluções para a indústria são bem-vindas.


Continua depois da publicidade


“A inovação é essencial para o futuro da indústria e queremos estar na vanguarda, proporcionando cada vez mais produtos e serviços desenvolvidos com a mais alta tecnologia apoiados nas soluções inovadoras. Com o programa de aceleração das startups, queremos trazer importantes soluções para a empresa, principalmente ideias inovadoras relacionadas a Smart Mobility”, destaca Marina Lima, Gerente de Inovação Stellantis Venture Lab. A Stellantis participará em todos os processos do programa de aceleração, desde as etapas de avaliação e seleção do portfólio de startups até a definição de qual mais se aproximará com as demandas da companhia automotiva.

O programa, conduzido pela FIEMG, selecionará 50 startups ao longo do ano. Haverá um segundo momento de inscrições, no 2º Clico, que será realizado entre 22 de fevereiro e 27 de junho. O processo de aceleração tem duração de um ano e as novas empresas serão acompanhadas de perto pela organização e as indústrias.

As startups terão a oportunidade de manter contato com novos profissionais, indústrias, ter mentorias e realizar as provas de conceito (testes industriais) diretamente com as Indústrias do Futuro. Para ajudar a indústria a escolher as provas de conceito que poderá executar, a FIEMG Lab promoverá as conexões entre startup e a indústria nos speed datings (ações mensais de conexões on-line).

O programa conta com a participação das indústrias parceiras: Stellantis, Anglo American, Gerdau, Novo Nordisk e RHI Magnesita.

“Acreditamos na colaboração, troca de experiência e geração de negócios entre indústrias e startups em uma relação ganha-ganha. No ano passado, as ações do FIEMG Lab promoveram mais de 10 mil horas de inovação na indústria e 46 milhões em novos negócios pelas startups aceleradas com diferentes indústrias. Ter a Stellantis como uma de nossas indústrias parceiras nos ajuda a construir um ecossistema indtech ainda mais promissor e potencializar o impacto da inovação aberta na indústria. A empresa é um exemplo de trabalho interno na cultura de inovação e no desenvolvimento de ações com startups. Em 2022, juntos queremos multiplicar impacto e aproximar ainda mais todo o setor industrial das startups para a geração de negócios em conjunto”, destaca Gabriella Sant'Anna, Gerente do FIEMG Lab.

Ações realizadas

Durante o ciclo anterior do Hub, a 3ª jornada do FIEMG Lab, a empresa realizou 114 encontros de negócios com startups, envolvendo 119 profissionais, 1,7 mil horas de inovação para a indústria e oito provas de conceito. Além da participação no programa de aceleração, a parceria com o Hub também propiciou a realização do Stellantis Challenge FIEMG Lab, programa customizado de desafios que proporciona uma jornada completa de inovação aberta, e a Trilha de Aceleração da Indústria (iniciativa que entrega conteúdos e experiências para apoiar a indústria no desenvolvimento de estruturas, processos e cultura que impulsionem a inovação).

Na 3ª jornada do FIEMG Lab, a Stellantis recebeu oito Provas de Conceito das Startups; co-realizou um Challenge e participou dos programas Startup Mindset e Aceleração de Startup Interna.

As inscrições para a 4ª Jornada do FIEMG Lab 4.0 podem ser realizadas neste link.