Dassault Systèmes e The Fab Foundation inauguram Fab Lab de última geração e autorreplicante no Haiti

A  Dassault Systèmes e o ex-embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Paul Altidor, anunciaram em conjunto um laboratório de fabricação de última geração planejado no país do Haiti. Criado pela Dassault Systèmes em parceria com a The Fab Foundation, o fab lab estará localizado na cidade de Jérémie e fechará a lacuna entre fabricantes locais e ferramentas e habilidades avançadas de fabricação digital global. O anúncio ocorreu na última semana durante o 3DExperience World 2022, evento anual da Dassault Systèmes.

“Fizemos uma parceria com o Center for Bits & Atoms do MIT em um projeto chamado 'Machines that Make', e agora podemos produzir as máquinas para um fab lab, em um fab lab, por cerca de 1/10 do preço de um tecnologia de prateleira”, disse Sherry Lassiter, presidente e CEO da The Fab Foundation. “O Haiti testará o primeiro fab lab feito em um fab lab, permitindo que a comunidade de Jérémie construa novas oportunidades econômicas localmente e escale oportunidades em todo o país.”

O Fab Lab Jérémie é o quinto de uma sequência de fab labs criados pela Dassault Systèmes em colaboração com a The Fab Foundation, depois de Ruanda, Butão, Chile e Nepal. Destina-se a estimular a fabricação digital e o ecossistema de tecnologia local. Fab labs fornecem uma plataforma para capacitação, compartilhamento de conhecimento e integração de disciplinas de hardware e software, para aproximar os inovadores haitianos de um futuro autossustentável.

“Fab labs são lugares onde os fabricantes vêm para acessar máquinas, know-how e orientação. Temos possibilitado esse renascimento, trabalhando em conjunto com nosso parceiro, The Fab Foundation, por quase uma década”, disse Suchit Jain, Vice-presidente, Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, 3DExperience Works. “Este ano estamos mudando a escala da inovação ao introduzir o conceito de laboratórios ‘auto-replicantes’ que têm o potencial de definir a trajetória de um mundo melhor e sustentável. E estamos começando com o Haiti.”


Continua depois da publicidade


Este fab lab, no entanto, será o primeiro de uma série de fab labs 'auto-replicantes' que visam fabricar máquinas que podem criar todo o conjunto de outras máquinas, componentes e utilitários necessários para configurar e operar uma fábrica totalmente funcional laboratório em uma segunda comunidade.

“Este laboratório de fabricação digital inédito acelerará o processo de revitalização da economia local e elevará a cidade de Jérémie a um destino tecnológico para pensadores criativos, designers e empreendedores do Haiti”, disse Altidor. “Treinados no Fab Lab Jérémie e equipados com conhecimento e know-how de ponta, os talentos locais irão projetar e desenvolver novas tecnologias e, eventualmente, permitir que o Haiti dê um salto para uma economia emergente em um futuro próximo.”


Tópicos: