A inevitável transformação digital na indústria

Fonte: Pixabay

A transformação digital vem se mostrando inevitável e benéfica para empresas de todos os setores. Saiba como começar a transformação digital na sua empresa do ramo industrial.

Quando o assunto é indústria, logo vem em nossa mente uma empresa sólida, com máquinas e processos tradicionais e atividades off-line. O ritmo da transformação digital neste setor, até 2019, era bem mais lento que outros ramos como o comércio e serviços.

Mas 2020 nos mostrou que qualquer setor depende da digitalização dos processos, mesmo a indústria, para sobreviver em meio à intempéries. Nisso, o ritmo da transformação digital no Brasil acelerou em todos os setores.

As empresas que não se adaptarem às inovações tecnológicas digitais, tendem a encontrar o fracasso. Mas, afinal, o que significa transformação digital?

Transformação digital: o que significa?

Basicamente, a transformação digital envolve usar soluções tecnológicas para se posicionar no mercado e garantir vantagem competitiva, além de aumentar a produtividade. 

Transformar digitalmente a empresa não significa somente adotar novas soluções tecnológicas, mas envolve saber identificar oportunidades que irão ajudar a entregar melhores resultados. 

Ao aplicá-la, é possível resolver problemas tradicionais, como unir as equipes para que fiquem mais colaborativas, melhorar o acesso do clientes e sua interação por meio de diferentes canais, ter acesso a informações mais completas, mais facilidade na mensuração de resultados, bem como na análise de desempenho, entre outros.

O primeiro passo, e o mais importante, é pensar em como criar um site funcional para a empresa e que seja atraente para os usuários. E para isso existem muitas ferramentas que permitem fazer uma página na internet sem precisar contratar profissionais especializados. 


Continua depois da publicidade


Entre elas, a Zyro, que disponibiliza vários recursos, permitindo que o site tenha um visual profissional, de forma fácil. É fundamental utilizar as soluções tecnológicas disponíveis a favor da organização. 

Unida à mentalidade digital, para ter um destaque, é importante considerar outros fatores, como agilizar as entregas, focar no cliente, ser flexível e outros. Ao interligar essas premissas, além de compreendê-las, é possível investir em tecnologia na indústria.

Quais os benefícios da transformação digital?

Por mais que seja um processo complexo, os benefícios não irão demorar a aparecer. Veja alguns!

1. Processos otimizados

A transformação digital permite que a empresa utilize ferramentas que otimizem os processos, deixando as atividades mais fáceis, rápidas e eficientes. Diversos processos empresariais podem ser utilizados em ferramentas de automação

Entre eles, contatos com clientes e fornecedores, análise e gestão de diversas áreas da empresa, cálculos diversos, entre outros.

2. Aumento da produtividade da empresa

Com processos mais otimizados, mais rápidos e mais fáceis, o colaborador poderá dedicar seu tempo a outras tarefas, além de minimizar os erros humanos. Isso traz um aumento significativo de produtividade.

O colaborador passa menos tempo em tarefas “básicas” e pode se concentrar em outras funções, trazendo ideias inovadoras e deixando o foco para as atividades estratégicas.

3. Aumento de performance

Geralmente, as empresas que se tornam engajadas na transformação digital utilizam tecnologias mais eficientes, tendo uma performance competitiva no mercado e uma capacidade maior que seus concorrentes.

4. Redução de custos

Quando a transformação digital é eficiente e a tecnologia é utilizada de forma correta na empresa, acontece uma redução de custos, eliminando desperdícios. Saiba que problemas financeiros são a causa da "morte" de diversas empresas, desde pequenos negócios a multinacionais.

Prejuízos com erros manuais, investimentos errados ou profissionais não qualificados, esse tipo de custo que, normalmente, uma empresa teria, pode ser evitado com a tecnologia. 

Automatizando as ações, reduz o risco de erro, além de ajudar os funcionários a ter uma melhor produtividade.

Os principais desafios que a empresa enfrenta na transformação digital

Além de ser um processo que demanda investimento, tanto de recursos quanto de tempo, existem alguns desafios que as empresas podem encontrar ao longo desse caminho. Confira alguns!

Profissionais relutantes

Muitos profissionais acabam relutando a mudar, a confiar em tecnologias inovadoras, além de não acreditarem que essa transformação irá trazer bons resultados. O medo de muitos é que a tecnologia irá lhe tornar obsoleto e substituível, o que é um pensamento errado.

O colaborador que aprende e confia nas tecnologias que a empresa adota, tem chances muito maiores de crescer em seu plano de carreira.

Falta ou ineficiência de planejamento

Antes de se render à transformação digital, é preciso planejamento para a implementação. Mudanças serão necessárias, e realizá-las sem planejamento poderá causar prejuízos.

O ideal é reunir os gestores e o departamento tecnológico para alinhar expectativas e estratégias, trabalhando juntos para que a implementação ocorra sem problemas. 

É essencial que a empresa se adapte às tecnologias, e se posicione no mercado de forma competitiva e eficiente.

Problemas e dificuldades técnicas

No começo, muitas dificuldades e problemas técnicos podem surgir. Afinal, são tecnologias desconhecidas para a maioria dos colaboradores e gestores.

Até os gestores e líderes que apostam na transformação digital encontram dificuldades de comprovar o quão necessário e rentável foi aquele investimento. Isso se dá porque muitas mudanças só serão percebidas a longo prazo. 

Mas o mercado e os concorrentes estão mudando, isso faz com que seja necessário mudar. O mundo é digital, e todas as empresas deveriam ser, pelo menos em grande parte de seus processos.

Então, preparado para aplicar a transformação digital em sua empresa?