por Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.    |   04/02/2022

Aprendendo a utilizar o Óleo Protetivo Secativo como um aliado do processo de usinagem

Você sabia que aproximadamente 2% da produção mundial de aço é corroída pela ação da oxidação do metal? Com tal informação podemos analisar e imaginar os elevados prejuízos que são causados pela ferrugem, além dos custos adicionais necessários para reparar, substituir ou corrigir estas peças. Também devemos observar que não são baixos os custos com a mão de obra destinada para esta manutenção e os custos causados pela paralisação da produção para a correção do problema.

Para minimizar este problema e viabilizar o retardamento do efeito da oxidação e corrosão sobre o metal, a indústria fabricante de lubrificante desenvolveu o óleo protetivo para metais, também chamado de fluído protetivo anticorrosivo.

Há vários tipos de processos de usinagem onde as peças não são finalizadas imediatamente, sendo enviadas para serem armazenadas e posteriormente seguir o processo de industrialização. Para proteger temporariamente tanto estas peças metálicas, como as matérias-primas, as peças acabadas e até mesmo as ferramentas e equipamentos, uma das estratégias das indústrias para reduzir as perdas provocadas pela oxidação, é a adoção da aplicação de produtos especiais, como o óleo protetivo secativo. Também conhecido por óleo protetivo secante, este lubrificante pode ajudar a prolongar a vida útil das peças metálicas e equipamentos, prevenindo a ferrugem e a corrosão

Conhecendo um pouco mais o Óleo Protetivo Secativo

Formulado com solventes alifáticos, hidrogenados e isoparafínicos, o óleo protetivo secativo contém em sua formulação aditivos inibidores de corrosão, que após a evaporação do solvente, se deposita sobre a superfície metálica em que é aplicado, formando uma fina película secativa, macia e aderente.


Continua depois da publicidade


O que define o aspecto físico e a espessura da película formada pelo óleo protetivo secativo, é a variação do tipo e da quantidade de componentes não-voláteis presentes em sua formulação. O óleo protetivo secativo é um lubrificante que se molda à peça, promovendo a formação de uma película de extrema resistência e durabilidade, mesmo quando submetida a ambientes adversos, inclusive os expostos à ação da chuva ou maresia.

Normalmente um óleo protetivo secante possui alto ponto de fulgor (temperatura que ocorre a inflamação do produto), qualidade esta que proporciona uma proteção temporária de médio a longo prazo, com a formação de um filme translúcido, muito durável e seco. A secagem do lubrificante é bastante variável de acordo com a necessidade da proteção e das matérias-primas utilizadas pelo formulador do lubrificante, podendo ocorrer de 3 a 48 horas após a aplicação. Finalizado o período de secagem, é possível manusear a peça protegida, já com toque seco.

Recomendações de uso para o Óleo Protetivo Secativo 

A aplicação de óleo protetivo secativo é indicada para a proteção temporária de médio a longo prazo, para as situações em que a peça ou superfície metálica será submetida à alguma fonte de oxidação. Esse tipo de exposição ocorre principalmente nas etapas de armazenamento e transporte das peças metálicas usinadas ou não.

O óleo protetivo secativo tem larga aplicação em produtos e equipamentos metálicos que são transportados por vias marítimas. Por ser um lubrificante altamente resistente à lixiviação por chuva forte e à névoa salina (salt spray), o óleo protetivo secativo também é indicado para uso onde ocorram condições climáticas severas, como em navios, portos, instalações offshore e plataformas de petróleo.

A proteção temporária contra a oxidação deve ser feita com o uso de um bom óleo protetivo secativo não só das peças usinadas entre processos, mas também com o objetivo da realização da manutenção periódica de ferramentas, mancais, produtos semiacabados, perfis, chapas, entre outros, a fim de que se garanta o prolongamento da vida útil dos equipamentos.

A aplicação do óleo protetivo secativo para metais pode ser feita com o uso de pincel, por imersão, nebulização ou spray. Uma das principais características do óleo protetivo secante é a de não ser uma substância desaguante, ou seja, ele não retira a umidade da peça ou das superfícies metálicas. Outro ponto de destaque é que a proteção formada é considerada temporária, pois o produto pode ser removido após sua aplicação.

Cabe informar que além do óleo protetivo secativo, existem outros fluídos anticorrosivos com a função de agir na proteção temporária de metais.

Para mais informações, confira o catálogo de óleos protetivos temporários da CADIUM, ou se preferir, entre em contato através do nosso telefone (11) 4047-9292, do nosso WhatsApp (11) 97587-7837 ou nosso e-mail [email protected].
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.