Siemens e SAE Brasil com inscrições abertas para terceira edição de curso em eletrificação automotiva

A certificação começa a partir de 31 de janeiro e se estende até 23 de fevereiro, totalizando 32 horas de carga horária.

A eletrificação veicular é parte estratégica da indústria automotiva em superar desafios de sustentabilidade. A demanda por veículos elétricos está crescendo e tanto profissionais como montadoras devem estar capacitados para aumentar eficiência e produção desses carros. A Siemens e SAE Brasil, com o objetivo de disseminar o conhecimento, desenvolveram o curso “Vehicle Electrification by Siemens”, que está com a terceira turma aberta para inscrições.

Assim como nas edições anteriores, o curso terá uma carga horária total de 32 horas sendo dividido em quatro módulos: 1) Sistema de Propulsão Elétrico, que vai abordar os princípios de funcionamento dos motores elétricos e sistemas de propulsão elétrica para diversos tipos de veículos; 2) Dimensionamento Virtual, sobre como compreender a simulação computacional em diferentes fases de desenvolvimento; 3) Validação e Homologação EV/HV, sobre técnicas experimentais no desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos, ferramentas para localização de fontes de ruído e simulações; 4) Infraestrutura Elétrica, que vai abordar o caminho da energia da geração à distribuição, as diferentes infraestruturas de carregamento, além de regras e atuação em concessionárias de energia. 

O curso é voltado para profissionais especializados com atividades ligadas aos sistemas eletroeletrônicos de montadoras e fornecedores de peças voltadas para o mercado automotivo, e também estudantes de diversas áreas da engenharia. Os interessados poderão optar pela realização integral do curso, ou apenas por um dos módulos que estejam mais alinhados à área de atuação profissional. Cada módulo será ministrado por um profissional da Siemens especializado na área abordada. 


Continua depois da publicidade


“O Brasil historicamente é um país apaixonado por carros. Nós, da Siemens, já assumimos o compromisso em combater o aquecimento global e o mercado de veículos elétricos fornece uma perspectiva tanto de crescimento econômico como para neutralizar emissões. Esse curso materializa todo nosso know-how e ainda capacita profissionais que estão à frente de diversas produções”, afirma Leandro Garbin, gerente de desenvolvimento de portfólio da Siemens.

O curso será ministrado ao vivo e à distância por meio da plataforma Zoom, e com total interatividade com os alunos participantes. Os módulos ocorrerão a partir de 31 de janeiro e seguem até 23 fevereiro, sempre com encontros semanais na parte da manhã. 

Veja abaixo o calendário do curso e os profissionais responsáveis por cada um dos módulos. 

1º Módulo – Sistemas de Propulsão Elétrico
- Data: 31 de janeiro e 02 de fevereiro
- Responsável: Maurício Frutuoso, no desenvolvimento de negócios de sistemas de propulsão elétricos para veículos comerciais (ônibus e caminhões) para o mercado brasileiro.

2º módulo – Dimensionamento Virtual 

- Data: 07 e 09 de fevereiro
- Responsável: Fábio Orefice, consultor técnico de aplicações de CAE na Siemens Digital Industries Software, responsável por desenvolver aplicações de simulação mecatrônicas e simulação 3D nas áreas Automotivas, Aeroespacial, Energia e Máquinas Industriais.

3º módulo – Validação e Homologação EV/HV 

- Data: 14 e 16 de fevereiro
- Responsável: Marcelo Cavaglieri, é consultor técnico de aplicações na Siemens Digital Industries Software, com a missão de ajudar os clientes no desafio da transformação digital em desenvolvimento de produtos, adequando o completo portfólio às necessidades de cada indústria.

4º módulo – Infraestrutura Elétrica 

- Data: 21 e 23 de fevereiro
- Responsável: David Moraes, é Engenheiro de Desenvolvimento de Negócios focado em Infraestrutura de recarga para veículos elétricos, Armazenamento de Energia e Sistemas Fotovoltaicos.