Aquarius Software e GE Digital promovem evento sobre a jornada digital das indústrias

Palestras reuniram casos de uso, demonstrações e aplicações reais de como fazer a Transformação Digital.

A Jornada Digital das empresas se dá de maneiras distintas, mas uma regra pode se aplicar a todas: ter parceiro nessa transformação faz tudo se tornar mais fácil e rápido. A fim de mostrar como podem colaborar para a Jornada Digital dos negócios, a Aquarius Software e a GE Digital fizeram um evento on-line no começo de dezembro. 

Durante as palestras, importantes parceiros das empresas falaram sobre os conceitos da transformação digital, mostraram casos reais de aplicação da tecnologia e demonstraram como fazer a transformação na prática. 

Participaram do evento empresas como a Copersucar, Logum e Biorigin. Em comum, elas têm a parceria com a Aquarius Software e GE Digital.

Marcos Miyashiro, da Biorigin, falou sobre a parceria na implementação de uma base corporativa de automação. Ele conta que a partir da utilização das soluções tecnológicas foi possível olhar todo o processo produtivo através de uma única sala. Por meio da solução de um Manufacturing Execution System (MES), Miyashiro defende que é possível enxergar a fase de produção, como os equipamentos estão alocados, fazer registro dos dados para acompanhar a produção, entre outras coisas. 

Com a solução, a Biorigin tem o registro do gerenciamento da produção industrial, com mais de 70 mil informações sincronizadas de forma automática.  Assim, a empresa consegue identificar melhorias e desvios. Miyashiro diz que com a tecnologia o controle “sai da fotografia para algo mais dinâmico, como um filme”, mostrando todas as etapas da produção. O uso de sistemas que usam Machine learning e IA resultou em um ganho de qualidade de 5% nos primeiros dois meses.

Eduardo Pateis Joaquim, da Copersucar, também falou durante o evento sobre a solução Proficy para a transformação digital. O profissional elencou os desafios que o negócio tinha antes do uso da tecnologia, como a necessidade de atualização da operação após um incêndio na empresa em 2013, além da possibilidade de melhorias através de software, redução de contingências e tornar a manutenção mais previsível. 


Continua depois da publicidade


A Aquarius foi parceira da empresa para desenhar as soluções, treinar a equipe e dar o suporte para instalação da tecnologia baseada em software. Para tal, um dos primeiros passos foi identificar e tratar aspectos do processo que poderiam comprometer a segurança da operação e impactar na produtividade diária. 

As plataformas de software conseguiram manter a operação e as atividades regulares ao mesmo tempo que a empresa consegue realizar mudanças necessárias.  Com o Proficy iFIX, por exemplo, foi possível implementar um sistema de Supervisão. Outras soluções ajudaram a ter a revisão da arquitetura, virtualização dos servidores, flexibilização de acessos, segurança e confiabilidade. 

Com sistemas como o Proficy Historian e MES, a empresa conseguiu reduzir as horas extras, gerar relatórios que auxiliam na tomada de decisão por meio da coleta automática e confiável de dados, integrar os sistemas, elevar a produtividade e garantir a segurança operacional. 

Na mesma lógica, Antonio Mello, da Logum, disse que as soluções combinadas ajudaram a empresa a ter uma arquitetura simplificada para análises descritivas e preditivas, com o uso de Analytics e machine learning para identificação de problemas de negócios. O Proficy Historian, ajudou na coleta dos dados de interesse de forma automática e confiável. 

A tecnologia foi usada também para gerar indicadores das entregas realizadas para os clientes e controle da distribuição via dutos. 

O evento contou ainda com a descrição das estratégias e roadmap de soluções Proficy, demonstrações de uso de PIMS, SCADA, MES e Analytics e muito mais.

Confira tudo o que foi falado e mostrado e saiba como fazer a Jornada Digital. 

Acessar as palestras