Startup amazonense desenvolve projeto de 'barco voador' com condições para operar no território amazônico

A aeronave terá a capacidade de transporte de 10 passageiros. Decolagem e pouso serão feitos nos rios, inclusive em períodos de seca.

A startup amazonense AeroRiver desenvolveu o projeto de um Barco Voador (Ecranoplano) adaptado às condições operacionais do território amazônico.

A aeronave terá a capacidade de transporte de 10 passageiros ou o equivalente a uma tonelada em carga, com velocidade de cruzeiro em torno de 150 km/h.

A Aeroriver está projetando um ecranoplano adaptado às condições operacionais
do território amazônico, batizado de Volitan. Imagem: Divulgação/Aeroriver

Um dos fundadores da startup é Lucas Guimarães, que cursa Doutorado em Engenharia Aeronáutica. Ele explica que a decolagem e pouso serão feitos nos rios, utilizando o casco desenvolvido para esse propósito.

A região amazônica é extensa em território e a conexão entre as suas cidades é feita majoritariamente pelos rios. Segundo a startup, o veículo de efeito solo (barco voador) é até 300% mais rápido que as embarcações mais rápidas utilizadas para transporte atualmente na região.

Para Felipe Bortolete, outro fundador da AeroRiver, que é doutorando em Engenharia Aeronáutica, uma outra grande vantagem desse veículo é a independência sazonal à região.

"Isso quer dizer que ele está pronto para operar até mesmo na época de seca dos rios, podendo, portanto, manter a regularidade no transporte de pessoas e cargas de toda a Amazônia, sempre com a mesma velocidade, além de ser 50% mais econômico que as demais aeronaves", informou.

Além disso, o projeto dispensa custos elevados de infraestrutura e manutenção de aeroportos, tendo em vista que a sua operação é feita exclusivamente na água