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Fabricante de válvulas tem redução no custo de estoque de US$ 600.000 com software de Gerenciamento de Ferramentas

Maior transparência e eficiência no gerenciamento de um enorme estoque de ferramentas graças a um banco de dados centralizado.


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O Software da TDM Systems gerou uma economia de custo de estoque à Velan devido ao compartilhamento, limpeza ou descarte de ferramentas em todas as fábricas, entre outros ganhos de eficiência.

Com fábricas espalhadas em todo o mundo e uma grande variedade de produtos, a Velan Inc., empresa de projeto e produção de válvulas de serviço severo fundidas e forjadas e purgadores de vapor, depende de uma gestão eficiente para garantir o sucesso dos seus negócios. Líder na produção de válvulas, a Velan emprega um estoque de ferramentas de 9.000 componentes e mais de 10.000 programas diferentes por ano, tornando a gestão inteligente de ferramentas um passo essencial para a eficiência produtiva da companhia.

A empresa canadense possui mais de 100.000 m2 de espaço de produção em fábricas especializadas na América do Norte, Europa e Ásia, representando uma verdadeira força de manufatura global. Sua extensão e diversidade de produtos torna a eficiência um critério preponderante e desafiador para os negócios.

“Usamos quase 100 máquinas CNC e um estoque de ferramentas de mais de 9.000 itens, e utilizamos mais de 10.000 programas diferentes por ano, como você pode imaginar, vários usuários diferentes dos programas, a fim de fabricar uma ampla gama de tipos e tamanhos de válvulas de aço em nossas duas fábricas em Montreal e nossa fábrica em Vermont”, diz Daniel Pagé, Supervisor de Programação CNC da Velan.

Estes números demonstraram a dificuldade de gerenciar assim como surgiram oportunidades para uma maior eficiência. “Todas as nossas fábricas estavam comprando suas próprias ferramentas”, diz Pagé. “A perda de eficiência no processo de compra e a crescente perda de visibilidade em nosso estoque de ferramentas estavam nos forçando a fazer algo”.

A visibilidade interna estava limitada. Então em 2003, Pagé e a empresa entenderam que precisariam organizar seus dados de ferramentas de forma mais inteligente e ágil, quando se iniciou uma parceria que dura até hoje com a TDM Systems.


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Com um número tão grande de ferramentas e diferentes programas para gerenciar, a empresa precisou abandonar a gestão em papel e cartões de registro para se tornar mais eficiente e digital. “Embora seja comum no segmento, essa é uma maneira complicada e demorada de lidar com as coisas. E para uma empresa como a nossa, com um volume anual tão grande de processos individuais de usinagem, isso significava também uma grande perda de tempo para a programação”, destaca. 

Segundo Magalie Jackson, Diretora de Vendas da América do Norte para a TDM Systems, em uma empresa típica, os dados de ferramentas estão em diferentes lugares, como em planilhas de Excel, listas de ferramentas do Word, computadores de funcionários ou "simplesmente na cabeça deles”.

“O ponto principal é que não existe um sistema de ferramentas central e essa informação não pode ser rastreada ou pesquisada digitalmente. Além disso, muitas vezes o operador da máquina não segue realmente as especificações da ferramenta do programador NC, mas usa seu próprio estilo de ferramenta, informações que não retornam aos sistemas CAM e ERP”, diz Jackson.

Parceria e eficiência

A solução, Pagé encontrou com a TDM Systems, através do TDM - Tool Data Management, um software para gerenciar ferramentas e seus dados em toda a empresa.

“A TDM garante que os dados da ferramenta estejam disponíveis onde são necessários, quando necessário“, diz Jackson. “Ele conecta sistemas CAM, sistemas de presetting e armários eletrônicos, bem como máquinas CNC, e também pode se estender para o  planejamento e execução, como sistemas ERP e MES. Para se estender tão amplamente, um sistema de gerenciamento de dados de ferramenta deve ser aberto e capaz de fornecer inúmeras interfaces de importação, exportação e integração de dados de várias fontes, como catálogos de fabricantes ou modelos 3D criados internamente, em um banco de dados centralizado”.

A prioridade inicial da Velan era obter mais eficiência nos almoxarifados de ferramentas. Antes do TDM, todos os almoxarifados de ferramentas estavam desconectados. Agora, eles têm a possibilidade de compartilhar ferramentas em caso de emergência, por exemplo. “E o mais importante é o ganho de potencial sinérgico no processo de compras”, afirma Pagé, que destaca a importância da adesão do trabalhador para o sucesso na implantação de um software. 

As empresas estimam que o TDM fez com que a Velan economizasse mais de 34 horas por ano estritamente no processo de compras e reduzisse a possibilidade de erro durante o mesmo. Além disso, a Velan conseguiu padronizar sua lista de fornecedores, reduzindo o número em mais de 15%.

De acordo com a TDM, a Velan também conseguiu reduzir o número de compradores da empresa de três para um. A Velan usa o módulo de pedido TDM para comprar uma série de itens menores também, como luvas e óculos de segurança, acumulando uma série de economias menores, mas significativas. A maior visibilidade na base da ferramenta também resultou em economia de tempo adicional. 

Com sua capacidade de compartilhar rapidamente dados de medição precisos com todas as plantas e imprimir etiquetas precisas e atualizadas para cada medidor e componente de ferramenta, o medidor TDM e o módulo de calibração permitiu que a Velan economizasse 100 horas por ano e, ainda, reduzisse drasticamente as possibilidades de erros com esses componentes - erros que podem causar peças danificadas e produção perdida, destaca a empresa.

A solução da TDM Systems permitiu que a empresa estabelecesse um banco de dados central disponível a todos, inclusive plantas diferentes. Isso garantiu que ferramentas, instrumentos de medição e montagens de ferramentas pudessem ser compartilhados, bem como permitiu a limpeza ou eliminação de ferramentas 'mortas' ou subutilizadas. Isso resultou em uma economia de custo de estoque de US $600.000.

*Especial para Adeptmec.




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