GIBBSCAM lança versão 2022

A versão mais recente inclui uma série de melhorias CAD para modelagem de sólidos e superfícies e muito mais.

A CAMBRIO, empresa inovadora em CAD/CAM na engenharia para indústria mecânica, anuncia o novo lançamento GibbsCAM 2022.

“Os desenvolvimentos mais recentes dão mais ênfase à produtividade do usuário final em todas as áreas do produto”, disse o vice-presidente da GibbsCAM, Nick Spurrett. “O GibbsCAM continua a liderar a indústria na programação de centros de usinagem avançados e queríamos nos concentrar na qualidade absoluta do produto e na funcionalidade central, mantendo a facilidade de uso do GibbsCAM. Nosso objetivo é sempre cumprir nossa promessa de 'Poderosamente Simples, Simplesmente Poderoso'".

A versão mais recente inclui uma série de aprimoramentos CAD para modelagem de sólidos e de superfície, que incluem a capacidade de extrusão de vários objetos com conicidade e de criar superfícies como um objeto costurado diretamente da geometria 2D fechada. Além disso, os usuários podem criar automaticamente superfícies planas aparadas em qualquer orientação na profundidade da geometria em vez do plano de coordenadas de trabalho CS.

Outros desenvolvimentos incluem novas capacidades de alinhamento, que permitem que bordas retas de objetos sólidos sejam facilmente alinhadas com o sistema de coordenadas de trabalho na preparação para a usinagem e um novo plano de corte de vista em corte, que pode ser movido dinamicamente em qualquer direção para visualizar e selecionar recursos facilmente dentro do interior de um objeto sólido.

Entre as várias novas novidades de CAM no GibbsCAM 2022, uma série de aprimoramentos de usabilidade foram incluídos, como pré-furação automatizada de múltiplas formas e controle estendido para pontos de início/fim de caminhos da ferramenta de criação de perfil. Agora é possível omitir movimentos de raio em cantos externos de operações de torneamento, o que torna mais fácil para os operadores de torno ajustar diâmetros críticos e reduzir o tamanho de saída dos arquivos de código G.


Continua depois da publicidade


O VoluMill foi aprimorado e oferece economia de tempo no cálculo das operações de fresamento residual em geometrias complexas. Além disso, agora também é possível controlar a zona inicial preferida para cortes simétricos para ajudar na remoção de cavacos e reduzir os movimentos rápidos para bolsões mais profundos.

Os aprimoramentos de cinco eixos incluem uma nova estratégia de usinagem rotativa para usinar peças com fundos cilíndricos ou cônicos, como parafusos de extrusoras, fusos, roscas ou brocas. O controle avançado da ferramenta inclui desbaste fora da linha de centro e engate frontal ou posterior da ponta da ferramenta com deslocamento automático de canto. As novas melhorias na rebarbação em cinco eixos incluem a capacidade de gerar vários cortes para chanfro/fillet em uma aresta, além das usinagens de aresta tradicionais.

Também é possível usar ferramentas cilíndricas ou cônicas para chanfrar, selecionando um ponto de contato específico para manter uma seção de ferramenta reta. A qualidade do caminho da ferramenta também é aprimorada para operações geodésicas de cinco eixos em áreas onde várias instâncias normais de superfície controlam o caminho da ferramenta. Outras atualizações de cinco eixos incluem inclinação automática para evitar colisões para guia em arco, a capacidade de selecionar limites de inclinação automática ou definir um ângulo de inclinação fixo em relação a uma superfície normal selecionada.

Em um ambiente com alto risco de colisões, como fresamento/torneamento ou usinagem de tombstone/torre, a simulação é um componente chave. O GibbsCAM 2022 apresenta uma série de melhorias, que incluem a capacidade de ocultar o corte de várias peças em todos os modos de simulação para reduzir o tempo de verificação com base no número de componentes sendo usinados. O uso da geração de estoque apenas de material 3D em máquinas de múltiplos fusos pode reduzir o tempo de simulação das configurações de MTM em até 25 vezes. Além disso, um novo recurso permite que o usuário inicie a simulação parcialmente por meio de um programa multifluxo em máquina MTM ou Torno Suiço.

O suporte a máquina foi significativamente aprimorado para incluir a capacidade de suportar várias configurações cinemáticas de uma máquina CNC em um único pós-processador. Isso fornece flexibilidade estendida para suportar máquinas que podem ser configuradas de várias maneiras, como uma máquina de três eixos com ou sem uma mesa rotativa removível. Essa tecnologia também pode ser estendida para configurações de máquinas Suíças mais complexas para oferecer suporte a diferentes peças ou arranjos de ferramentas.

“GibbsCAM 2022 fornece recursos adicionais de fresamento e torneamento e estende a funcionalidade de simulação de máquina para nossos clientes”, diz Spurrett. “Esta melhoria na comunicação entre o software e os centros de usinagem CNC ajudará a aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, reduzirá o tempo de usinagem.”