Gühring mostra seu portfólio para o setor de moldes e matrizes

São fresas e brocas de elevada robustez e altíssima qualidade.

A Gühring Brasil tem um amplo portfólio de soluções para os mais diversos segmentos que utilizam moldes e matrizes no seu dia a dia. Além da indústria de bens de consumo, a fabricação de moldes e matrizes tem desempenhado um papel cada vez mais importante e indispensável em setores diversos da indústria. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), o setor de moldes e matrizes é hoje composto por cerca de 2 mil ferramentarias (existem ainda cerca de 3.500 ferramentarias cativas). A maior parte delas - cerca de 1 mil - estão localizadas no Estado de São Paulo. O maior número de empresas de ferramentarias, por municipio, encontra-se em Joinville, Santa Catari na, com 350 empresas, atualmente.  

Um dos produtos voltados para este segmento é a MTMH3-Z, broca e fresa de rosca numa única ferramenta, que permite ao usuário furar e fazer uma rosca por interpolação com elevadíssimo nível de qualidade. A MTMH3-Z é feita de um metal duro de grão fino especial, caracterizado por sua alta dureza e é ideal para usinagem de ligas endurecidas.

A geometria de ponta e a nova cobertura da MTMH3-Z garantem a versatilidade e estabilidade da aplicação. “Com esta combinação é possível furar e roscar uma vasta gama de materiais que vai de aços ligados a materiais endurecidos de até 65 HRc de dureza. Os canais de refrigeração, proporcionam um melhor desempenho de vida ao produto e garantem o melhor escoamento do cavaco da região de corte”, explica Neider Oliveira Soares, coordenador de engenharia e Inteligência de Mercado, da Gühring Brasil, empresa global com mais de 120 anos de experiência na produção de ferramentas rotativas. A MTMH3-Z é uma linha de produto standard e está disponível em estoque para profundidades de rosca de 2,5xØ e dimensões de roscas M2 a M16.


Continua depois da publicidade


A TMU SP é outra ferramenta indicada para o setor de moldes e matrizes. Trata-se de uma fresa de rosca com canal helicoidal, disponível com refrigeração interna e com diversos passos, que inclui rosca métrica, BSP, UN, NPT e rosca externa. Possui até 5 canais, haste reta, diâmetro de até 19,95 mm, produzida em metal duro de grão ultrafino e revestimento TiCN. “São fresas adequadas para rosqueamento de aço, aço inoxidável, titânio, ligas de alta temperatura e materiais não ferrosos”, diz Soares.

Imagem: Divulgação/Gühring