Webinar: Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

Webinar para apresentar solução da Retrocausal ocorre nesta quinta-feira (23), às 17h.

A Solução Pathfinder Apollo, desenvolvida pela Retrocausal, busca auxiliar e promover grandes benefícios na linha de montagem manual, tais como: detecção de erros em tempo real, treinamento do operador, controle e gerenciamento dos processos. A solução reduz significativamente os erros no trabalho manual e repetitivo na linha de montagem através de monitoramento, utilizando tecnologia de Inteligência Artificial.  A Macnica DHW trouxe esta solução disruptiva e inédita no Brasil, que irá atuar diretamente na linha de montagem manual e repetitiva.

Para apresentar a solução, será realizado uma webinar nesta quinta-feira (23), às 17h, promovida pelo Portal Embarcados e pela Macnica DHW. As inscrições podem ser realizadas aqui.

Convidados da Webinar

Fábio de Sousa – Presidente da Macnica DHW
Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2001 mudou-se para a Inglaterra, onde atuou por 05 anos como Senior Design Engineer, na Altera Corporation. Retornou para o Brasil em 2006, abriu sua própria empresa, a DHW Engenharia e Representação, em Florianópolis (SC), e com toda a experiência que adquiriu prestou Consultoria em Hardware e Software para importantes empresas de desenvolvimento eletro-eletrônico do país. Em 2012 a DHW Engenharia foi adquirida pelo grupo Japonês Macnica INC., a maior distribuidora de semicondutores do Japão, ocasião em que Fábio passou a ocupar o cargo de Presidente na Macnica DHW. 

Fabrício Petrassem Sousa – IoT Manager da Macnica DHW
Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Administrador de empresas pela Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG); com MBA em Gestão Empresarial pela Unisul/HSM e especialização em formação de controller pela Unisociesc.  Atualmente é o responsável pelo planejamento estratégico da unidade de negócios da Macnica DHW de IoT Business, além da gestão do projeto Perini City Lab, voltado para Cidades Inteligentes, junto ao Ágora Tech Park.  


Continua depois da publicidade


Gustavo Mourão – Data Scientist da Macnica DHW
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Viçosa ( MG). Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui formação técnica/profissionalizante pelo Centro Federal de Educação Tecnológica – Campus Ouro Preto em Instrumentação Eletrônica e Controle de Processos.  

Destaque para as seguintes experiências:

  • Processamento de sinais através de projetos desenvolvidos em laboratórios de pesquisa (NIAS; Biometric Laboratory – University of Calgary).
  • Implementação de sistemas para automação de processos, processamento de sinais e aplicação de técnicas de aprendizado de máquina no contexto de análise de vibração e análise de dados. 

Zeeshan Zia – CEO da Retrocausal
Zeeshan Zia é o CEO da Retrocausal, onde está ajudando a construir sistemas de visão computacional para auxiliar os operadores de montagem. Ele é engenheiro de computação por formação e foi contratado pela divisão HoloLens da Microsoft e pela equipe Vuforia da Qualcomm (agora parte da PTC) antes de fundar a Retrocausal.