GROB inicia ofensiva para atender mercado de eletromobilidade e motores elétricos no Brasil

Com a conclusão da construção da quinta planta de produção  do Grupo GROB, a GROB Italy S.r.l representa um marco global para a história do Grupo no posicionamento como um dos principais players mundiais no fornecimento de tecnologias para motores elétricos e soluções para a mobilidade elétrica. Aqui no Brasil, a  B. GROB do Brasil inicia sua ofensiva para atender às demandas do mercado brasileiro.  

Em Janeiro de 2017, a GROB adquiriu 100% das ações da empresa italiana DMG meccanica, que desde sua fundação em 1992 desenvolveu know-how especializado na  fabricação de máquinas e equipamentos para produção de estatores para motores  elétricos, alternadores e geradores elétricos. As tecnologias da empresa se baseiam em processos testados e comprovados para o enrolamento de bobinas. 

A GROB, por sua vez, alguns anos antes já havia criado um departamento próprio responsável por desenvolver e testar novos processos focados na produção em série de componentes para utilização em motores e veículos elétricos. 

A cooperação foi complementar e vantajosa para todos. Décadas de experiência com sistemas de produção e montagem se juntaram ao know-how especializado em máquinas e equipamentos para motores elétricos e foram cristalizados com a fundação da GROB  Itália, em 2017.

As tecnologias do braço italiano e anos de pesquisa e desenvolvimento do Grupo GROB reiteraram a presença relevante do Grupo como fornecedor dos  principais métodos e processos de fabricação de motores elétricos para a indústria automobilística e soluções inteligentes de manufatura para motores elétricos e a  mobilidade elétrica em todo o mundo.  

Sistemas de fabricação para motores elétricos  

O portfólio de produtos da GROB para fabricação de motores elétricos compreende dois  tipos de tecnologia: para fios de seção circular ou de seção retangular. 


Continua depois da publicidade


Os equipamentos para fabricação de motores com fios de seção circular são baseados  nos processos tradicionais de bobinagem e inserção, os quais já são bem conhecidos por  esta indústria. Estas máquinas podem ser utilizadas para fabricação de motores de diversos tamanhos e faixas de trabalho, para aplicações em bens de consumo, uso industrial ou até para motores de tração. 

Além dos processos principais de bobinagem e inserção, a gama de produtos da GROB também inclui equipamentos para os demais processos de fabricação como isolamento  de ranhura, prensas de conformação de cabeças de bobinas e amarradoras. Com isso, a GROB se posiciona como fornecedor completo para fabricação de motores elétricos, alternadores e geradores elétricos. Todos estes equipamentos ainda estão disponíveis nos diversos níveis de automação: como máquinas individuais semi-automáticas até  sistemas Turn-key totalmente automatizados.  

Outra tecnologia que complementa este segmento de produtos é a bobinagem por agulha, também conhecida como needle winding. Este processo pode ser utilizado para  fabricação de estatores ou rotores. 

Hairpin –Motores de Tração para mobilidade elétrica 

O segundo pilar do portfólio da GROB são os sistemas de fabricação para motores que  aplicam condutor de seção retangular. Para aplicações de tração elétrica percebe-se uma  tendência global de utilização deste tipo de tecnologia.

A GROB traz um conceito inovador de fabricação para esta tecnologia, que permite uma  flexibilidade muito alta e o trabalho com uma ampla gama de variantes. Os segmentos  de bobinas pré-formadas e abertas feitas de condutores com seção transversal  retangular (os chamados hairpins) são fabricados individualmente e posteriormente  inseridos no pacote do estator. Este processo junto com a possibilidade de ter um  alto grau de automação, permite a fabricação em série de estatores de alta qualidade  com as mais altas taxas de enchimento. 

Outra tecnologia que utiliza estes tipos de condutores é a chamada hairpin contínuo  (continuous hairpin). A partir dela, primeiramente fabrica-se uma manta de arame que,  posteriormente, é inserida no estator, tornando as pequenas seções transversais de  arame facilmente manejáveis e eliminando a necessidade de circuitos complexos. Para  isso, a GROB utiliza tecnologia de flat winding. 

Devido ao diferente nível de maturidade que as empresas apresentam neste tipo de  tecnologia, a GROB possui capacidade para apoiar seus clientes em todas as fases do  processo de desenvolvimento do produto – desde a engenharia simultânea e a  construção dos primeiros protótipos até o produto em série e a linha de montagem  associada, tudo adaptado às exigências e necessidades do cliente. 

Demais tecnologias para a mobilidade elétrica 

Graças à evolução tecnológica no domínio de sistemas de powertrain, a produção  eficiente de células de bateria e a montagem segura de sistemas de bateria estão  ganhando cada vez mais importância. A GROB explora novos métodos, materiais e  tecnologias em relação à sua aplicabilidade na indústria automotiva e oferece  equipamentos confiáveis e de alta qualidade para a fabricação e montagem de sistemas  de armazenamento de energia; desde a fabricação de células de baterias, módulos até  pacotes completos.

Além disso, a montagem de células de combustível também é uma tecnologia promissora  dentro da eletromobilidade, com a qual a GROB está intensamente envolvida em sua  pesquisa e desenvolvimento. Para a montagem de componentes de uma célula de  combustível automotiva, a GROB oferece linhas de montagem e usinagem inovadoras e  automatizáveis que garantem alta flexibilidade, precisão e confiabilidade. Desde a ideia  inicial e a concepção até à produção adequada para a produção em série, nossos clientes  se beneficiam da implementação individual de seu sistema e, assim, recebem serviços de  consultoria abrangentes a partir de uma única fonte.  


Tópicos: