Yaskawa fornece painéis eletrônicos para a Villares Mogi das Cruzes

Fonte: Assessoria de Imprensa da Yaskawa - 22/10/07 

Aumentar a confiabilidade e segurança operacional da ponte rolante, responsável pela movimentação de pesadas cargas e materiais, foram os principais motivos que levaram a unidade de Mogi das Cruzes da Villares, instalada no interior paulista, a investir na sua modernização. Para viabilizar o projeto, a empresa adquiriu quatro painéis eletrônicos da Yaskawa Elétrico do Brasil, especializada em soluções de automação industrial, os quais passaram a responder pela alimentação e por todos os movimentos de translação e elevação do equipamento.    

Até então, o controle da ponte era feito através de um sistema de concepção eletro-mecânica que estava apresentando falhas por já estar obsoleto. “Com isso, tínhamos custos elevados e baixa confiabilidade, além do fato de que o sistema não permitia o emprego de recursos adicionais que os painéis mais modernos, munidos de inversores de freqüência em geral oferecem”, explica Marcelo João Pinheiro, supervisor técnico de manutenção da Villares.

Com a instalação dos painéis eletrônicos fornecidos pela Yaskawa, todo o sistema de frenagem da ponte rolante passou a ser feito de forma eletromagnética pelo inversor de freqüência, e os freios mecânicos originais passaram da condição dinâmica para frenagem estacionária. “Assim será possível aumentar a durabilidade dos componentes mecânicos, através da redução da fadiga dos mesmos, e ainda eliminar as reversões de sentido de movimento, o que garante frenagem e aceleração com rampas adequadas, e conseqüentemente, contribui para aumentar a segurança de funcionamento da ponte”, justifica Pinheiro. Com a nova concepção do sistema, a empresa espera aumentar a disponibilidade operacional do equipamento, assim como aumentar o tempo médio entre falhas (MTBF) e reduzir sensivelmente os custos gerais de manutenção.

O projeto de modernização da ponte, iniciado no segundo semestre de 2006 e finalizado em janeiro deste ano, contou com a participação da equipe de profissionais da Yaskawa, que trabalhou junto à Villares em todas as etapas, desde o levantamento de dados e de necessidades da empresa, até a instalação efetiva dos novos painéis. “Fizemos, inclusive, visitas a outras empresas que já possuíam o sistema implementado, e ficamos muito satisfeitos com o atendimento e empenho prestados pela equipe da Yaskawa  que respondeu pelo excepcional  trabalho de campo para parametrização e start up do sistema, e em particular, pela participação do gerente de vendas Johny de Lima, que foi fundamental para a viabilidade do projeto”, destaca Marcelo Pinheiro.

Segundo o supervisor técnico de manutenção da Villares, os resultados obtidos foram muito positivos e futuramente a solução deverá ser empregada também nas demais pontes rolantes das áreas de Acabamento e de Laminação.  A unidade de Mogi das Cruzes da Villares foi fundada em 1961 e atualmente possui capacidade instalada para produção de 360 mil toneladas de aço bruto por ano.

Tópicos: