II APLs ajuda diminuir mortalidade de micro empresas

Fonte: Fiesp - 19/10/07
   
Resultados dos trabalhos desenvolvidos em dez APLs do Estado de São Paulo e programas de apoio e financiamento serão apresentados no II Encontro de Arranjos Produtivos Locais, que será realizado por meio de parceria da Fiesp com o Sebrae-SP, Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (MDIC), na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h30.

A taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo vem diminuindo consideravelmente desde o ano 2000. É o que mostra o resultado da pesquisa Sobrevivência e Mortalidade das Micro e Pequenas Empresas de 1 a 5 anos, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Muito da redução desta taxa se deve ao programa de Arranjos Produtivos Locais (também chamados de clusters), que hoje já somam dez, espalhados no Estado e que contemplam vários setores produtivos. Para apresentar os resultados, a Fiesp, o Sebrae-SP, Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (MDIC), promovem na próxima segunda-feira (22), o II Encontro de Arranjos Produtivos Locais (APL).

A Fiesp vem aumentando sua atuação em APLs no Estado, e hoje já atende cerca de 212 empresas que geram 4.500 empregos. Indiretamente, este número sobe para cerca de 1.200 empresas que geram 24 mil empregos. Atualmente, a Fiesp mantêm convênio com o Sebrae-SP e demais instituições para o desenvolvimento destes projetos de união e cooperação de empresas de um mesmo setor ou cadeia produtiva em diversas regiões do Estado de São Paulo. As empresas participantes compartilham, fazem discussões, dão sugestões e realizam parcerias.

O encontro


Gestores e empresários estarão reunidos para participar do II Encontro de Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo. Representantes dos setores: aeroespacial; confecções de enxovais bordados de cama, mesa e banho e enxovais de bebê; móveis; cerâmica vermelha; calçados infantis; calçados femininos; têxtil e confecções, irão compartilhar experiências de como a organização e a cooperação mudaram o rumo dos negócios, aumentaram a produtividade e o faturamento.

No evento, será assinado o protocolo de cooperação técnica para o desenvolvimento de APL no Estado de São Paulo, no qual participam a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, a Fiesp e o Sebrae-SP. Haverá balcões de atendimento das linhas de financiamento para micro, pequena e média empresas da FINEP, Inmetro; serviços tecnológicos do Senai-SP; programas de financiamento do BNDES, programas de apoio à micro e pequenas empresas do Sebrae-SP, do Bradesco e da Caixa Econômica Federal (CEF).

Os palestrantes discutirão temas como o acesso a mercados e promoção comercial, capacitação em gestão, inovação e tecnologia.

Serviço:
II Encontro de Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo
Data: 22 de outubro
Horário: 9h30 às 16 horas
Local: Avenida Paulista, 1313, andar térreo