Siemens adquire o software FORAN para expandir as capacidades em projetos e engenharia navais

A adição do FORAN, um dos sistemas de design e construção mais comercializados na indústria naval em todo o mundo, permite que a Siemens dê um melhor suporte aos clientes marítimos na transformação digital, com foco no cumprimento das metas do Estaleiro 4.0 e sustentabilidade.

A Siemens Digital Industries Software anunciou que assinou um acordo com a espanhola SENER, uma empresa multinacional líder em engenharia e tecnologia, para adquirir seu negócio de software FORAN. FORAN é um software CAD/CAE/CAM para o projeto, construção e engenharia de embarcações e estruturas marítimas. A adição do produto FORAN e da equipe à Siemens, junto com seu portfólio de clientes, traz experiência e know-how abrangente em projetos marítimos comerciais complexos, padrões da indústria de defesa e conformidade com regulamentos. O Grupo SENER manterá e fortalecerá sua tradicional linha de negócios de engenharia naval, onde oferece serviços de design, engenharia e consultoria para diversos tipos de navios e embarcações offshore.

O FORAN será adicionado ao portfólio Xcelerator da Siemens, oferecendo um portfólio abrangente e integrado de software e serviços que cobre todos os aspectos do ciclo de vida do navio, desde o projeto conceitual até a produção e as operações e gerenciamento otimizado do ciclo de vida do serviço.

“A aquisição da FORAN aprimora nosso gêmeo digital marinho, adicionando recursos proeminentes ao nosso projeto integrado de navio e solução de engenharia digital”, disse Tony Hemmelgarn, CEO e presidente da Siemens Digital Industries Software. “Ao adicionar as extensas ferramentas do FORAN ao portfólio do Xcelerator e alavancar a experiência da equipe na indústria, seremos capazes de oferecer aos clientes de construção naval melhor controle de seus projetos e processos de fabricação durante a transição para o Estaleiro 4.0.”

Na corrida de hoje em direção ao transporte sustentável, os estaleiros precisam inovar mais rapidamente e entregar navios mais ecológicos que cumpram com os regulamentos rígidos de segurança e ambientais. À medida que a complexidade resultante no projeto e construção navais atinge níveis sem precedentes, os riscos e ineficiências no projeto atual e no processo de fabricação precisam ser minimizados. O software é fundamental para otimizar este processo, cortar custos e aumentar a produtividade sem comprometer a qualidade.


Continua depois da publicidade


“Com mais de 150 estaleiros e clientes em 40 países, a tecnologia FORAN fornece uma posição forte para a Siemens para melhor apoiar os clientes em toda a indústria naval. Ao mesmo tempo, o alcance global da Siemens e a integração da equipe FORAN na Siemens ajuda a garantir a continuidade dos atuais clientes FORAN e a melhoria dos serviços prestados com uma visão estratégica para o desenvolvimento contínuo ”, disse Gabriel Alarcón, Diretor Executivo, SENER Engenharia. “Esta transação permite que a família de produtos FORAN cresça em linha com a presença expandida que a Siemens tem em software industrial.”

A aquisição da FORAN pela Siemens deve ser concluída no quarto trimestre do ano de 2021. Os termos da transação não foram divulgados.

A SENER é um grupo privado de engenharia e tecnologia fundado em 1956, que busca oferecer aos seus clientes as mais avançadas soluções tecnológicas e goza de reconhecimento internacional pela sua independência e compromisso com a inovação e qualidade. A SENER emprega 2.350 profissionais em seus centros nos cinco continentes.

A SENER agrupa suas próprias atividades aeroespaciais e de engenharia, bem como participações industriais em empresas que trabalham com energia por meio da SENER Renewable Investments. A SENER Aeroespacial tem mais de 50 anos de experiência e é um fornecedor de classe mundial para Espaço, Defesa e Ciência. A SENER Engenharia tornou-se uma empresa de referência mundial nos setores de Infraestrutura, Energia e Marítimo.