Material de aerogel à base de grafeno pode tornar aeronave tão silenciosa quanto um secador de cabelo


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O aerogel 'merengue' à base de grafeno de densidade extremamente baixa pode melhorar o conforto do passageiro e reduzir o ruído em até 80%.

Um novo material incrivelmente leve que pode reduzir o ruído do motor da aeronave e melhorar o conforto dos passageiros foi desenvolvido na Universidade de Bath.

O aerogel de óxido de grafeno-álcool polivinílico pesa apenas 2,1 kg por metro cúbico, tornando-o o mais leve isolamento acústico já fabricado. Ele poderia ser usado como isolamento em motores de aeronaves para reduzir o ruído em até 16 decibéis - reduzindo o rugido de 105 decibéis de um motor a jato decolando para um som mais próximo ao de um secador de cabelo.

A estrutura em forma de merengue do aerogel o torna extremamente leve, o que significa que ele poderia atuar como um isolante dentro das nacelas dos motores de aeronaves, quase sem aumento no peso geral. O material está sendo otimizado ainda mais pela equipe de pesquisa para oferecer dissipação de calor aprimorada, oferecendo benefícios para eficiência de combustível e segurança.

Pesquisadores do Centro de Estruturas e Materiais de Bath (MAST) publicaram um método para a fabricação de materiais na revista Nature  Scientific Reports.

“Este é claramente um material muito interessante que poderia ser aplicado de várias maneiras - inicialmente na indústria aeroespacial, mas potencialmente em muitos outros campos, como transporte automotivo e marítimo, bem como na construção e construção", disse o professor Michele Meo, que liderou a pesquisa. "Conseguimos produzir uma densidade extremamente baixa usando uma combinação líquida de óxido de grafeno e um polímero, que são formados com bolhas de ar batidas e fundidos por congelamento. Em um nível muito básico, a técnica pode ser comparada a bater claras em neve para criar merengues - é sólida, mas contém muito ar, então não há penalidade de peso ou eficiência para obter grandes melhorias em conforto e ruído”.


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Embora o foco inicial da equipe seja trabalhar com parceiros da indústria aeroespacial para testar o material como isolante de som em motores de avião, eles dizem que também pode ser usado para criar painéis em helicópteros ou motores de automóveis. Eles estimam que o aerogel poderá ser usado em 18 meses.

*Texto original publicado no site SCITECHDAILY.




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