Pesquisa aponta que digitalização pode criar empregos na indústria

Desafio está em encontrar mão de obra qualificada para lidar com mudanças do mercado

Imagem de ThisIsEngineering por Pexels
Imagem de ThisIsEngineering por Pexels

Uma pesquisa encomendada pela Schneider Electric apontou que 45% das indústrias acreditam que a digitalização será o principal fator na criação de novos empregos dentro de três anos. Este estudo sobre a indústria foi realizado com empresas de diversas nacionalidades, incluindo Reino Unido, Estados Unidos e China. 

Atualmente, o setor passa por um momento desafiador para encontrar talentos. Para 52% dos entrevistados esse é o maior gargalo. Por outro lado, as novas ferramentas digitais podem auxiliar em algumas tarefas, sendo que para 70% elas ajudarão a entregar mais produtividade e eficiência.

Por que a digitalização é tão importante para a indústria 

Apesar de hoje já se falar em indústria 4.0 e diversos avanços, como o uso de inteligência artificial, ainda existem muitas empresas que estão prontas para esse cenário. Antes de contar com todos os novos recursos disponíveis, é preciso que as companhias tenham familiaridade com algumas ferramentas e processos bem estruturados. 

Paralelamente à estruturação dos processos pode estar a digitalização, que é a etapa em que a indústria começa a utilizar a tecnologia para auxiliar em parte das tarefas. A digitalização é uma das bases para ter uma indústria cada vez mais tecnológica e competitiva no mercado, e vantagens é o que não faltam para a sua ação. 

Um dos benefícios mais citados é a visibilidade de dados, que ajudam a entender como a empresa está caminhando e no que pode melhorar. Ao analisar dados de manutenção, por exemplo, é possível ter uma noção de quais problemas acontecem mais e necessitam de atenção especial. Da mesma forma, os profissionais conseguem traçar comparativos, encontrar causas-raiz de problemas, identificar oportunidades e muito mais. 


Continua depois da publicidade


Além do mais, a utilização de tecnologia permite gastar muito menos tempo do que realizar uma ação do zero. Independentemente de qual seja a tarefa, é provável que haja algum recurso que auxilie. Para mexer com documentação, por exemplo, há ferramentas para converter PDF em Word e assim fazer as edições com facilidade. Há também formas de personalizar apresentações a partir dos dados gerados e assim por diante. 

Profissionais precisam estar preparados 

A mudança na indústria não é mais uma tendência, mas uma realidade que começa a ser vista na prática. O mais importante é que ela continuará mudando, a diferença é que agora as mudanças poderão ser em um espaço menor de tempo. Se antes era preciso uma década para ver surgir uma ferramenta ou metodologia de processo, agora em dois ou três anos já há avanços sendo implementados. 

Para 73% dos entrevistados, o trabalho industrial será muito diferente daqui a três anos. E para 31% uma das áreas que mais pode sofrer alteração é a de controle de qualidade. 

Por esse motivo, a preparação dos profissionais deverá ser ainda maior para suprir a demanda. O estudo revelou que entre as habilidades que tendem a ser mais buscadas estão processamento de dados, análise, programação e até integração com robótica. 

Vale notar que, ao contrário de outras áreas, na indústria, é possível entrar e se desenvolver sem ter uma graduação completa ou estudo mais avançado. Grande parte dos profissionais fez curso técnico e depois continuou se aperfeiçoando no decorrer da carreira. O importante, pelo o que tem indicado o mercado, é não parar de estudar e ser uma pessoa curiosa para poder aprender novas ferramentas e processos. 

Por sua vez, diversas indústrias estão apoiando instituições de ensino e/ou promovendo capacitações internas para atrair e manter novos talentos. Isso é muito importante, pois ajuda a identificar e dar oportunidade para profissionais que estão dispostos a crescer na área. 

Como visto, a indústria em geral tem a percepção do quanto a tecnologia é importante para crescer. Seja para otimizar processos, melhorar a visibilidade de dados úteis ou por outro benefício, o fato é que o mercado está caminhando para um uso cada vez maior desses recursos. Porém, as empresas ainda não dispõem da mão de obra qualificada de que precisam, sendo esse um dos principais objetivos a ser superado nos próximos anos. 


Tópicos: